Descubra os bastidores chocantes da Indústria de Jogos com o vazamento da Insomniac Games, que revelou detalhes exclusivos sobre o aguardado jogo Wolverine e planos ambiciosos para o universo X-Men.
Se você é fã de jogos e está sempre de olho nas novidades do universo gamer, certamente já ouviu falar do vazamento explosivo que abalou a Insomniac Games recentemente.
O tão aguardado jogo Wolverine, desenvolvido pelo estúdio, teve seus segredos expostos de maneira chocante, e revelou não apenas detalhes do jogo, mas também informações interessantes sobre outros projetos.
O vazamento e a exigência de resgate
A história começou quando o grupo de ransomware Rhysida entrou em cena e exigiu uma quantia significativa de US$2 milhões para não liberar mais de 1,3 milhão de arquivos contendo dados pessoais de funcionários e detalhes cruciais sobre os futuros lançamentos.
O Cyber Daily informou que a gangue de ransomware, em 12 de dezembro, divulgou um total de 1,67 terabytes de dados.
Esse tesouro de informações incluía não apenas os detalhes de design de níveis e materiais de personagens do aguardado jogo Wolverine, mas também apresentações internas da empresa e segredos sobre jogos ainda não anunciados da Sony.
O vazamento também trouxe à tona capturas de tela de planilhas internas, informações sobre orçamentos de desenvolvimento e marketing.
Planos para o Universo X-Men
Wolverine, segundo os vazamentos, seria o primeiro de uma trilogia de jogos X-Men, com o segundo e terceiro títulos planejados para chegar às telas em 2029 e 2033, respectivamente, conforme reportado pelo Cyber Daily.
Além disso, há informações sobre um terceiro jogo do Homem-Aranha, um jogo baseado em Venom e uma nova entrada na amada franquia Ratchet and Clank. Imagine a ansiedade dos fãs ao descobrirem esses planos ambiciosos!
A postura da Sony
Diante desse cenário, a Sony, proprietária da Insomniac Games, ainda não se manifestou oficialmente sobre o vazamento.
Quando a Rhysida anunciou o hack na semana passada, a Sony afirmou que iria investigar e garantiu que “não tinha motivos para acreditar que quaisquer outras divisões da SIE ou da Sony foram afetadas”.
É importante ressaltar que essa não é a primeira vez que a empresa enfrenta desafios relacionados à segurança.
A marca já foi alvo de ataques cibernéticos, como o MOVEit em outubro deste ano, que expôs informações pessoais de cerca de 6.800 funcionários.
Um ataque anterior, liderado pelo grupo de ransomware Cl0p em junho, também impactou a Sony Interactive Entertainment.
O cenário atual dos ataques cibernéticos na indústria de jogos
Infelizmente, a indústria de jogos tem sido palco de diversos ataques cibernéticos nos últimos anos.
A CD Projekt, desenvolvedora de Cyberpunk 2077, a Bandai Namco e a Riot Games são apenas algumas das empresas que também sofreram com a exposição indevida de informações sensíveis.
O grupo Rhysida, responsável pelo ataque à Insomniac Games, já havia sido alvo de um alerta de segurança cibernética.
Co-assinado pelo Departamento de Justiça dos EUA e pela Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura, o alerta destacou as táticas do grupo, que incluíam o uso de VPNs para acessar sistemas internos de empresas.
Ao entrar em contato com o Cyber Daily, um representante de Rhysida revelou que o ataque foi motivado por dinheiro.
“Sabíamos que os desenvolvedores envolvidos na criação de jogos deste calibre seriam um alvo fácil”, afirmou e evidenciou a vulnerabilidade das empresas do setor diante de ataques cibernéticos.
O vazamento da Insomniac Games não impactou apenas a desenvolvedora e a Sony, mas também levanta questões sobre a segurança geral dos dados na era digital.
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