O fim de uma era no mundo dos jogos chegou. O CEO da ESA, Stanley Pierre-Louis, confirmou numa entrevista ao The Washington Post que a E3, convenção anual que reunia o melhor da indústria dos jogos, não acontecerá mais.
Este evento marcante era esperado por gamers, jornalistas e empresas do setor para revelar novos títulos e lançamentos surpresa.
Mudanças na indústria e o declínio da E3
Nos últimos anos, a indústria dos jogos tem passado por transformações significativas. As empresas começaram a optar por realizar eventos online próprios, uma estratégia menos dispendiosa e mais direcionada para os seus fãs. Exemplos como Nintendo Direct, PlayStation State of Play da Sony e Xbox Games Showcase da Microsoft tornaram-se a norma, substituindo gradualmente a relevância da E3.
Além disso, estúdios como CD PROJEKT RED adotaram a prática de organizar transmissões ao vivo para anunciar novidades em jogos existentes ou futuros lançamentos.
Estas mudanças refletem um deslocamento no foco das empresas de jogos, procurando uma ligação mais direta com o seu público.
Pandemia e problemas de segurança: outros fatores para o cancelamento
Embora muitos atribuam a pandemia de 2020 como a principal causa da queda do E3, essa situação apenas acelerou um processo que já estava em andamento. Incidentes como o vazamento de dados em 2019, que expôs informações pessoais e sensíveis de jornalistas e analistas financeiros, abalaram a confiança na ESA e no evento.
Após o cancelamento inicial em 2020 devido à pandemia, seguido por eventos subsequentes, incluindo um cancelamento em 2023, tornou-se claro que o E3 estava a perder o seu espaço e relevância no setor.
O futuro dos eventos de jogos
Stanley Pierre-Louis, ao tomar a decisão final de encerrar o E3, destacou que as empresas agora têm várias formas de alcançar consumidores e parceiros de negócios, incluindo os seus próprios eventos.
Este movimento simboliza uma nova era na indústria dos jogos, onde a interação direta com o público e a personalização de eventos se tornaram essenciais para a divulgação de novos produtos e serviços.
O cancelamento permanente do E3 marca o fim de um capítulo importante na história dos videojogos. Enquanto os entusiastas e profissionais da indústria podem sentir falta deste evento icónico, a evolução para eventos online e apresentações personalizadas por parte das empresas parece ser o caminho a seguir.
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