Segundo o estudo Observador Natal 2023 do Cetelem, 85% dos portugueses planeiam realizar as suas compras de Natal em lojas físicas, demonstrando uma continuidade nas preferências tradicionais de consumo.
Os centros comerciais destacam-se como os locais mais procurados, com 69% dos inquiridos a optar por eles.
Compras de Natal: Decréscimo nos gastos online e preferências de compra
Enquanto 53% dos inquiridos indicaram intenção de fazer compras de Natal também online, observa-se uma redução no valor médio gasto neste canal, que em 2023 fica pelos €127, comparativamente aos €299 registados em 2021. A maioria pretende adquirir produtos em marketplaces nacionais (63%), seguidos pelos internacionais (52%) e sites de marcas específicas (58%).
Comércio eletrónico e hábitos de consumo
Apesar de 98% dos participantes admitirem realizar compras online ao longo do ano, a preferência pelo comércio físico permanece evidente na época natalícia. No que diz respeito aos métodos de pagamento online, MBWay (59%), cartão de débito (49%) e referência multibanco (48%) são os mais utilizados.
Diversidade nos locais de compra
Além dos centros comerciais, os hiper e supermercados são igualmente populares, com 69% dos inquiridos a escolhê-los para as compras de Natal. As grandes superfícies especializadas e o comércio tradicional também são opções relevantes, com 42% dos consumidores a optar por lojas locais.
Metodologia e contexto do estudo
O estudo foi realizado online entre 8 e 14 de novembro de 2023, abrangendo 1000 entrevistas representativas da população portuguesa. O Observador Cetelem, parte do BNP Paribas Personal Finance, conduz estudos anuais de referência sobre consumo e acompanha tendências económicas, estando presente em Portugal desde 1993.
Este estudo do Observador Cetelem realça o equilíbrio entre o comércio tradicional e o online, refletindo as preferências e tendências dos consumidores portugueses na época natalícia.
Outros artigos interessantes: