A Comissão Europeia deu luz verde a um projeto que promete transformar o panorama da computação em nuvem e periférica na Europa.
O projeto, denominado IPCEI Next Generation Cloud Infrastructure and Services (IPCEI CIS), foi notificado por sete Estados-Membros e envolve 19 empresas, incluindo pequenas e médias empresas (PME).
Investimento público e privado
Este projeto ambicioso será financiado por um investimento público de até 1,2 mil milhões de euros, que se espera que desencadeie um investimento privado adicional de 1,4 mil milhões de euros. Este financiamento será utilizado para apoiar a investigação, o desenvolvimento e a primeira implantação industrial de tecnologias avançadas de computação em nuvem e periférica.
Primeiro no domínio da computação em nuvem
O IPCEI (Projeto Importante de Interesse Comum Europeu) CIS é o primeiro projeto do seu tipo no domínio da computação em nuvem e periférica. O objetivo é desenvolver o primeiro ecossistema europeu de processamento de dados interoperável e abertamente acessível, o continuum multifornecedor da computação em nuvem até à periferia. Este projeto permitirá um novo espetro de possibilidades para as empresas e os cidadãos europeus, impulsionando a transição digital e ecológica na Europa.
Benefícios para as empresas e os cidadãos
As empresas participantes desenvolverão um software de código aberto que permitirá a prestação de serviços em tempo real e de baixa latência através de recursos de computação distribuídos próximos do utilizador. Isto reduzirá a necessidade de transmitir grandes volumes de dados para servidores centralizados em nuvem. Os projetos individuais abrangem todo o continuum da computação periférica em nuvem, desde a camada de software de base até às aplicações sectoriais específicas.
Impacto no emprego e na economia
A Comissão Europeia prevê a criação de, pelo menos, 1 000 postos de trabalho diretos e indiretos altamente qualificados durante as fases de investigação, desenvolvimento e primeira implantação industrial, e muitos mais na fase de comercialização. O primeiro resultado inovador do IPCEI – uma infraestrutura de referência de fonte aberta – pode ser esperado por volta do final de 2027.
Outros artigos interessantes: