Um pedaço da história da Apple está à venda num leilão que termina na quarta-feira. Trata-se de um cheque de Steve Jobs, o cofundador da empresa, que pagou 4,01 dólares à RadioShack, uma loja de eletrónica, em 1976.
O cheque, que faz parte de uma venda de autógrafos e artefactos de ciência e tecnologia da RR Auctions, tem um valor estimado de, pelo menos, 25 mil dólares, mas é provável que seja vendido por muito mais. Em maio, outro cheque da Apple assinado por Jobs, no valor de 175 dólares, foi leiloado por 106.985 dólares.
Apple ainda funcionava na garagem
O cheque de Steve Jobs com um valor de 4,01 dólares data de 23 de julho de 1976 e indica o primeiro endereço oficial da Apple Computer Company em Palo Alto. No entanto, este endereço não era o local onde a empresa funcionava, mas sim um serviço de atendimento e de entrega de correio que utilizavam. Na verdade, a Apple ainda operava na famosa garagem da família Jobs, onde Steve Jobs e Steve Wozniak montavam os seus primeiros computadores.
Não se sabe ao certo o que o cheque de Steve Jobs pagou na RadioShack com o cheque, mas pode estar relacionado com um dos primeiros projetos da dupla de empreendedores. Wozniak comprou na loja um TRS-80 Micro Computer System, que usou para construir uma “caixa azul” que permitia fazer chamadas de longa distância gratuitamente. Jobs e Wozniak fabricaram e venderam cerca de 200 caixas por cerca de 150 dólares cada, antes de se dedicarem aos computadores pessoais.
O leilão da RR Auctions inclui ainda outros artigos ligados à Apple, como um iPhone de primeira geração selado e uma réplica assinada da placa Apple-1, o primeiro produto da empresa.
Outros artigos interessantes: