O WhatsApp acaba de anunciar uma nova camada de segurança, a verificação de conta através de email. Para já, esta é uma funcionalidade opcional e está apenas disponível na versão beta do WhatsApp para Android e iOS. Este surge como um método alternativo de conseguir recuperar uma conta ou realizar autenticação.
A verificação de identidade via email será extremamente útil para garantir que os utilizadores não caem nos muitos scams que tiram proveito dos códigos de verificação por SMS para roubar contas aos utilizadores.
Assim como tantas outras vezes no passado, esta nova implementação foi vista pela primeira vez pela equipa do WABetaInfo, revelando também a forma como podes ver se já está disponível para ti:
- Definições
- Conta
Como seria de esperar, o email associado à tua conta não será visível para os restantes utilizadores.
Novos horizontes de privacidade e conveniência
Ainda que o número de telefone continue a ser a forma principal de verificação e recuperação de conta, a adição do email amplia as opções de segurança para os utilizadores. Claramente, a empresa pretende colocar à disposição alternativas para situações em que o acesso a redes móveis não seja possível.
Mas esta não é a única novidade que está a caminho do WhatsApp. A equipa do WABetaInfo revelou ainda que está a ser desenvolvida uma nova funcionalidade chamada “Perfil Alternativo”. Essencialmente, irá permitir que cries um segundo perfil com nome e fotografia diferente, para ser utilizado com uma lista de contactos específicos.
Foco na segurança e na funcionalidade
Já há muito tempo que o WhatsApp assumiu o seu compromisso para com a segurança e qualidade de experiência dos utilizadores, desenvolvendo inúmeras ferramentas e funcionalidades que dão cada vez mais opções de segurança aos seus utilizadores.
Para já, ainda não sabemos exatamente quando é que esta nova funcionalidade irá ficar disponível para todos os utilizadores. Ainda assim, visto já estar a ser lançada na versão beta, não deverá demorar muito mais tempo para ser lançada globalmente.
Outros artigos interessantes: