A Samsung Electronics confirmou recentemente que alguns dos seus clientes no Reino Unido tiveram os seus dados pessoais expostos devido a uma violação de segurança. Esta situação resultou da exploração de uma vulnerabilidade num software de terceiros utilizado pela empresa.
No coração deste incidente está uma falha de segurança numa aplicação empresarial externa. Esta falha afetou especificamente os consumidores que realizaram compras no site oficial da Samsung no Reino Unido entre 1 de julho de 2019 e 30 de junho de 2020. Curiosamente, os clientes que têm conta na Samsung UK, mas não efetuaram compras durante este período, parecem estar seguros.
Informações pessoais de clientes da Samsung expostas
Os dados expostos nesta violação incluem:
- Nomes
- Números de telefone
- Endereços
- Endereços de email
A Samsung foi rápida em tranquilizar os seus clientes, afirmando que as palavras-passe e as informações financeiras não foram afetadas por esta falha de segurança.
Importa destacar que esta violação de segurança parece estar restrita à loja online da Samsung no Reino Unido. Clientes noutros mercados não foram afetados por este incidente.
Resposta da fabricante sul-coreana
A Samsung tem-se mantido relativamente reservada quanto aos detalhes específicos da vulnerabilidade e do modo como ocorreu a violação. No entanto, tem sido ativa na comunicação com os clientes afetados e está empenhada em mitigar os danos resultantes deste incidente.
Embora esta situação seja preocupante para os clientes afetados, a resposta da Samsung até ao momento sugere um compromisso com a segurança dos dados dos seus utilizadores e uma rápida ação para resolver o problema.
Outros artigos interessantes: