Recentes fugas de informação indicam que a Qualcomm está a preparar uma edição especial do seu novo processador Snapdragon 8 Gen 3 especialmente concebida para os smartphones Samsung Galaxy S24.
Ao que parece, a nova versão do processador foi otimizada especialmente para os novos smartphones da fabricante sul-coreana, garantindo níveis de performance superiores à versão padrão.
Uma estrutura curiosa que nos deixa a pensar
Segundo as informações reveladas até agora, a configuração dos núcleos na nova versão do Snapdragon 8 Gen 3 é no mínimo curiosa. Enquanto o núcleo principal irá correr a velocidades superiores (3.4GHz em vez de 3.3GHz), os restantes apresentam velocidades inferiores à versão padrão.
Estas alterações devem-se provavelmente aos restantes componentes dos Samsung Galaxy S24, que deverão conseguir garantir um nível de desempenho superior nas tarefas do dia a dia, mesmo com núcleos a velocidades inferiores. Por outro lado, o ligeiro overclock do núcleo principal deverá garantir uma performance superior em tarefas mais exigentes.
No que respeita à GPU deste processador “para Galaxy”, sabe-se que irá operar 100MHz acima da versão padrão, o que irá garantir um boost nas capacidades gráficas dos novos Galaxy S24.
Um olhar cauteloso sobre o desempenho
Este reforço no desempenho levanta algumas questões, nomeadamente sobre o possível sobreaquecimento dos smartphones, um problema comum durante longas sessões de jogo com títulos mais “pesados”. Além disso, existem também várias questões sobre potenciais problemas na gestão da autonomia da bateria.
A Samsung terá de implementar uma solução de arrefecimento eficaz para acompanhar a energia adicional do Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 “para Galaxy”.
Distribuição estratégica
A Samsung tem planos para utilizar este processador personalizado na sua futura linha de smartphones Galaxy S24, com o modelo Ultra a recebê-lo globalmente e os modelos S24 e S24 Plus a contarem com ele em mercados selecionados. Em algumas regiões, estes dois últimos modelos podem ser equipados com o processador Exynos 2400 da própria Samsung.
A Qualcomm mantém as expectativas altas, antecipando que este processador seja a escolha dominante para os novos Galaxy S24, apesar das suas peculiaridades.
Outros artigos interessantes: