O Polestar 5 pode chegar mais cedo do que o antecipado. Um modelo de produção foi agora apresentado no Polestar Day.
A Polestar desvendou o Polestar 5, um veículo que começou por ser o concept car Percept. O veículo foi apresentado no evento Polestar Day, onde a empresa mostrou uma versão de pré-produção do Polestar 5, já com detalhes realistas como espelhos laterais, faróis e luzes traseiras, além de jantes e pneus de tamanho razoável.
Inovação na visibilidade
O Polestar 5, tal como o recentemente revelado Polestar 4, parece não ter um vidro traseiro. No entanto, a Polestar garante que irá compensar esta característica com várias câmaras, sensores e um espelho retrovisor digital. Esta inovação promete ser um marco na indústria automóvel e só a experiência de condução poderá dizer se a ideia da Polestar – e a forma como a coloca em prática – tem pernas para andar.
Potente Polestar 5
Espera-se que o Polestar 5 seja um concorrente do desportivo e potente Porsche Taycan. A Polestar promete uma configuração de motor duplo com 884 cavalos de potência e uma bateria de 103,0 kWh que deverá proporcionar, pelo menos, 300 quilómetros de autonomia.
A produção do Polestar 5 deverá iniciar-se em 2025, e espera-se que tenha um preço inicial de pelo menos 100.000 dólares.
Do começo como um concept car com o nome de código Percept até ao Polestar 5 foi um percurso rápido. A marca explica porquê: “Não podemos dar-nos ao luxo de perder tempo em veleidades de ficção científica. O Precept define e apresenta soluções potenciais aos desafios do mundo real que enfrentamos. Questiona convenções sem sonhar acordado”.
Polestar Day: Um evento inovador
O evento Polestar Day foi realizado no histórico Barker Hangar, em Santa Mónica, Los Angeles, outrora a casa do primeiro avião comercial do mundo – o Douglas DC3. Agora, este local é palco de um novo tipo de inovação na mobilidade: o futuro da Polestar.
A marca, que é uma spinoff da Volvo, especializou-se em veículos elétricos de gama alta.
“O objetivo de hoje é dar-lhe uma visão única do trabalho que temos vindo a desenvolver em colaboração com os nossos parceiros. Queremos que saia com uma sensação de inspiração e entusiasmo pelo que está para vir.” A afirmação pertence a Thomas Ingenlath, o CEO da Polestar, e foi com ela que abriu a keynote do evento.
O Hangar Barker foi dividido numa cadeia de quatro zonas. Cada zona apresentou uma perspetiva de um aspeto diferente da visão e da gama de automóveis da Polestar, juntamente com os parceiros tecnológicos e de inovação da construtora automóvel.
Os visitantes poderam conhecer melhor cada uma das zonas dedicacas, respetivamente, ao Polestar 3, Polestar 4, Polestar 5 e à Zona de Materiais Inovadores.
Carregamento extremamente rápido
Durante o evento, a Polestar apresentou a sua parceria com a StoreDot, revelando uma tecnologia de carregamento extremamente rápido que redefine a velocidade a que poderá carregar o seu veículo elétrico.
“A ansiedade do carregamento será em breve uma coisa do passado. Os tempos de carregamento que mudam o jogo tornam-no comparável ao abastecimento de combustível – carregar um veículo elétrico em minutos”, afirmou o CEO da StoreDot, Doron Myersdorf, durante a apresentação da tecnologia.
“A verdadeira vantagem da nossa tecnologia é a forma como pode ser integrada nas actuais instalações de fabrico de células e, consequentemente, nos actuais conjuntos de baterias para veículos eléctricos. Não amanhã, não quando o próximo avanço químico da bateria finalmente se materializar. Hoje!”, concluiu Myersdorf.
Em 2024, em conjunto com a StoreDot, a Polestar planeia apresentar uma demonstração à escala real desta tecnologia num protótipo do Polestar 5.
Outros artigos interessantes: