Estás curioso sobre o que a Nissan tem na manga para o próximo ano? A empresa está a preparar-se para uma transição significativa, com foco total na eletrificação. A próxima geração do Nissan LEAF, um dos pioneiros dos veículos elétricos (EV), está programada para chegar no próximo ano, prometendo uma reformulação completa para competir com os novos rivais.
A Nissan anunciou recentemente um investimento de até 3 mil milhões de euros para a construção de três novos EVs na sua fábrica em Sunderland. Entre eles, o novo LEAF é esperado com grande antecipação. Este modelo, que já é um ícone no mercado de EVs, terá uma atualização significativa.
Além do LEAF, a Nissan está a transformar dois dos seus SUVs mais vendidos — o Juke e o Qashqai — em modelos totalmente elétricos. Com mais de um milhão de Jukes vendidos e o Qashqai sendo o carro mais vendido no Reino Unido no ano passado, a eletrificação destes modelos é um passo estratégico importante para a empresa.
Junta-te ao nosso canal no WhatsApp para veres todas as notícias em primeira mão!
O que esperar do Novo Nissan LEAF?
Este modelo, que definiu uma era nos EVs, está prestes a receber uma transformação total. Com mais de uma década de mercado e mais de um quarto de milhão de unidades construídas em Sunderland, o LEAF está pronto para uma grande renovação.
A nova versão do LEAF distanciar-se-á do design das duas primeiras gerações. Segundo fontes da Nissan, o novo modelo terá um estilo mais elegante e baixo, evitando a competição direta com os elétricos Juke e Qashqai. Inspirando-se no Ariya, o primeiro SUV elétrico da marca, o novo LEAF promete ser um “refúgio móvel”, com um interior produtivo e confortável.
Com as novas baterias Gen5, o LEAF promete uma densidade de energia 30% maior do que o atual pack de 62 kWh. Isso elevará a sua autonomia para cerca de 385 km, colocando-o em paridade com concorrentes como o VW ID.3.
O futuro elétrico da Nissan
A Nissan não está apenas a reinventar o LEAF; a empresa planeia lançar 19 novos EVs até 2030. Com a competição a aquecer no mercado de EVs, devido à entrada de novos modelos da Tesla e fabricantes chineses, a Nissan está a agitar as coisas com uma abordagem renovada e inovadora.
Embora o foco inicial esteja na Europa, espera-se que o novo LEAF também seja lançado nos EUA. A Nissan, que já viu o Ariya ultrapassar as vendas do LEAF nos Estados Unidos, está a apostar num crossover elétrico mais compacto e com maior autonomia a um preço semelhante para melhorar ainda mais as vendas de EVs.
Outros artigos interessantes: