A Nissan confirmou que todos os três modelos produzidos na sua fábrica no Reino Unido serão 100% elétricos, reforçando a sua visão para um futuro de emissões zero.
Projeto EV36Zero
O anúncio faz parte do projeto EV36Zero nas instalações de Sunderland, que envolve um investimento de até 3 mil milhões de libras. Este projeto transformacional inclui futuras versões totalmente elétricas dos crossovers emblemáticos Qashqai e JUKE, bem como o LEAF da próxima geração.
Tanto a produção de veículos como a de baterias serão alimentadas pela Micro-rede EV36Zero, que incorporará os parques eólicos e solares da empresa e terá a capacidade de fornecer eletricidade 100% renovável à fábrica e aos seus fornecedores vizinhos.
Visão futura da Nissan
Makoto Uchida, Presidente e Diretor Executivo da Nissan, afirmou que os veículos elétricos estão no centro dos planos da empresa para atingir a neutralidade de carbono. “O projeto EV36Zero coloca a nossa fábrica de Sunderland, a maior fábrica de automóveis de sempre da Grã-Bretanha, no centro da nossa visão futura”, disse Uchida.
O anúncio segue-se à confirmação da construtora de que todos os seus novos automóveis na Europa a partir de agora serão totalmente eléctricos e que espera que a sua gama de automóveis de passageiros na Europa seja 100% eléctrica até 2030. Também se baseia na visão Ambition 2030 da Nissan para se tornar uma empresa verdadeiramente sustentável, conduzindo a um mundo mais limpo, mais seguro e mais inclusivo.
Novos veículos elétricos
O mais recente investimento da Nissan inclui até 1,12 mil milhões de libras nas suas operações no Reino Unido e numa cadeia de fornecimento mais alargada para I&D e fabrico dos dois novos modelos anunciados hoje. Estes três novos veículos elétricos representam o futuro dos três modelos atualmente fabricados na fábrica da Nissan em Sunderland: Nissan Qashqai, Nissan JUKE e Nissan LEAF.
Os novos modelos terão como base nos três conceitos apresentados pela construtora no Japan Mobility Show.
O Hyper Urban Concept, um crossover elétrico caracterizado por uma estética elegante e moderna, o Hyper Punk Concept, um crossover compacto totalmente elétrico com uma estética exterior definida por superfícies multifacetadas e poligonais e, finalmente, o Chill-Out Concept, revelado em 2021 e anteriormente confirmado como a inspiração para um futuro veículo elétrico a ser construído em Sunderland.
Governo britânico apoia
O Primeiro-Ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, afirmou: “O investimento da Nissan é um enorme voto de confiança na indústria automóvel do Reino Unido, que já contribui com 71 mil milhões de libras por ano para a nossa economia. Este empreendimento irá sem dúvida garantir o futuro de Sunderland como o Silicon Valley do Reino Unido para a inovação e fabrico de veículos eléctricos.
“Tornar o Reino Unido o melhor local para fazer negócios está no centro do nosso plano económico. Continuaremos a apoiar empresas como a Nissan para que se expandam e criem as suas raízes no Reino Unido, a cada passo do caminho, à medida que tomamos as decisões correctas a longo prazo para um futuro mais brilhante”, sublinhou o primeiro-ministro britânico citado no comunicado da Nissan.
Outros artigos interessantes: