Depois de anos em queda, o mercado dos smartphones volta a crescer em 2024. A previsão é da Canalys.
O ano de 2023 aproxima-se do fim e, segundo um relatório de previsão da Canalys, os fornecedores de smartphones podem esperar alguma recuperação. Estima-se que haja 1,13 mil milhões de envios globais de smartphones em 2023, um declínio de 5% em comparação com 2022. No entanto, mercados como a América Latina (2%), África (3%) e o Médio Oriente (9%) verão alguma recuperação.
Crescimento esperado em 2024
A tendência de recuperação do mercado dos smartphones deve continuar em 2024, com uma estimativa de 1,17 mil milhões de envios de smartphones, representando um crescimento anual de 4% em comparação com 2023.
Consumidores dispostos a gastar mais
Os consumidores estão cada vez mais dispostos a investir nos seus smartphones, com preços médios de venda na ordem dos 440 dólares. Os mercados emergentes estarão no centro do crescimento em 2024, com 33% de todos os novos smartphones a serem vendidos na região da Ásia-Pacífico, que inclui mercados como a Índia, a Coreia do Sul, o Vietname, a Indonésia e a Malásia.
Mercado dos smartphones cresce em todas as geografias
Todos os principais mercados, exceto a América do Norte, deverão registar um crescimento em 2024. A Ásia-Pacífico, o Médio Oriente e a África deverão registar um crescimento anual de 6% em 2024, enquanto a Europa deverá registar um crescimento anual de 7%.
Impacto limitado da IA
Runar Bjørhovde, analista da Canalys, alertou que “as capacidades de IA no dispositivo terão um impacto limitado na condução de actualizações de smartphones topo de gama em 2024”. Espera-se que menos de 5% dos smartphones vendidos no próximo ano sejam equipados com chipsets avançados com capacidade de IA.
“As capacidades de IA no dispositivo terão um impacto limitado na condução de actualizações de smartphones topo de gama em 2024”, advertiu Runar Bjørhovde, Analista da Canalys. “Esperamos que menos de 5% dos smartphones vendidos no próximo ano sejam equipados com chipsets avançados com capacidade de IA que podem executar modelos de IA no dispositivo. O crescimento dos smartphones premium estabilizou, uma vez que a procura de substituição nos mercados desenvolvidos, como a Europa Ocidental e os EUA, continua fraca”.
“Muitos consumidores destes mercados já fizeram uma atualização para dispositivos topo de gama durante a pandemia, quando o dinheiro disponível era abundante. É provável que um verdadeiro ciclo de crescimento dos dispositivos de topo de gama nestas regiões só ocorra em 2024-2025, quando as funcionalidades de IA e os casos de utilização se tornarem suficientemente atraentes para motivar actualizações,” alertou o analista.
Expansão agressiva de empresas chinesas
Com a melhoria das condições comerciais em 2024, espera-se que empresas chinesas como a Honor, Transsion e Xiaomi se expandam agressivamente fora da Grande China. Apesar das incertezas geopolíticas persistentes, a concorrência no mercado dos smartphones deverá aumentar, especialmente nos mercados emergentes de elevado crescimento.
“Apesar das incertezas geopolíticas persistentes, espera-se que a concorrência aumente, especialmente nos mercados emergentes de elevado crescimento. Ainda assim, o otimismo está a crescer entre os canais, os fornecedores e a cadeia de fornecimento,” sublinhou o analista Runar Bjørhovde.
Outros artigos interessantes:
- Adeus ao Spotify no Uruguai: Lei de direitos autorais levam à partida da plataforma
- Metade das empresas não tem tecnologia para prevenir fraude
- Promoção exclusiva: Air Fryer da Moulinex está a metade do preço!