A partir de 2025, se tens um veículo elétrico da Lucid, vais poder contar com mais uma opção de carregamento. A empresa confirmou que os seus veículos serão compatíveis com a rede de supercarregadores da Tesla na América do Norte, abrangendo mais de 15.000 pontos de carregamento.
Esta novidade surge após a Lucid aderir ao padrão de carregamento da América do Norte, conhecido por NACS, o qual foi originalmente adotado pela Tesla.
Expansão de horizontes para utilizadores Lucid
Para quem já possui um modelo da Lucid, a empresa planeia disponibilizar um adaptador para o NACS em 2025, o que significa que os veículos atuais, que têm o sistema CCS, poderão usufruir desta facilidade.
Além disso, a fabricante de veículos elétricos pretende incluir portas NACS de fábrica nos novos modelos a partir desse ano, eliminando a necessidade de adaptadores.
Carregamento rápido, mas com limitações
Os veículos da Lucid destacam-se pela sua arquitetura de carregamento de 900 volts, promovendo o Lucid Air como o “veículo elétrico de carregamento mais rápido de sempre”.
No entanto, a maioria dos supercarregadores da Tesla operam com cerca de 500 volts, podendo não se traduzir na velocidade de carregamento que a Lucid promete. A Tesla já está a implementar a nova geração de supercarregadores, os V4, com voltagens superiores nos Estados Unidos, o que poderá beneficiar os futuros utilizadores Lucid na otimização do carregamento dos seus veículos.
Uma rede em crescimento
A Lucid segue os passos da Ford, que foi a primeira a anunciar este ano o acesso aos Superchargers da Tesla, após incentivo da Casa Branca para a Tesla partilhar a sua rede. Empresas como Mercedes, Volvo, Polestar, Honda, Toyota e Lexus, BMW, Hyundai e Subaru também planeiam fornecer adaptadores NACS e integrar este padrão nos seus automóveis nos próximos anos.
A adesão da Lucid a este padrão representa um passo significativo na estratégia de expansão da infraestrutura de carregamento e pode ser um fator decisivo para novos clientes na região.
Como referiu Peter Rawlinson, CEO da Lucid, adotar o NACS é um “passo importante para fornecer aos nossos clientes um acesso mais amplo a soluções de carregamento fiáveis e convenientes”.
Outros artigos interessantes: