Após vários anos a utilizar as suas próprias interfaces para registar e guardar listas de compras e notas, a Google Assistant passará a utilizar o Google Keep para estas funcionalidades. Aparentemente esta não será uma alteração opcional, e a gigante de Mountain View já tem um plano de migração pronto para entrar em ação.
As alterações foram partilhadas num artigo de suporte da Google, onde confirmam que o processo será muito simples, e não requer nenhum tipo de intervenção por parte dos utilizadores. A migração começou no início deste mês, e será gradualmente disponibilizada para todos os utilizadores.
A partir do momento que a mudança seja realizada na tua conta, já não irás poder aceder às tuas notas e listas de compras nas páginas oficiais da Google Assistant. Em vez disso, vais precisar de utilizar o Google Keep, o que não será certamente um problema se já tiveres a aplicação nos teus dispositivos.
Há algumas exceções à regra
Como em qualquer regra, também aqui há algumas exceções. Para notas e listas criadas em “notas de família” em Smart Displays, a migração poderá não ser feita de forma automática. Esta exceção aplica-se especialmente em casos onde as listas têm dimensões muito grandes ou contêm um grande número de pontos.
Nestes casos, a Google irá colocar à disposição dos utilizadores um link para poderem descarregar as suas listas, e depois, se assim o entenderem, fazer upload das mesmas para o Google Keep.
É importante realçar que os utilizadores devem mesmo realizar o download das listas, pois apenas ficarão disponíveis até ao dia 1 de maio de 2024.
Esta migração faz parte do plano que a Google já colocou em prática há algum tempo, para “limpar” a sua assistente de funcionalidades antigas e melhorar a integração dos seus sistemas. Relembro que a empresa já tinha realizado uma migração semelhante, quando moveu todos os lembretes para o Google Tasks.
Outros artigos interessantes: