ChatGPT personalizado já é uma realidade! A OpenAI lançou uma plataforma que permite a criação de assistentes de IA personalizados, chamados de GPTs, sem a necessidade de conhecimento em programação. Descubra como criar a sua!
No ano passado, a OpenAI apresentou um novo projeto de chatbot de inteligência artificial aparentemente capaz de lidar com qualquer tarefa.
Agora, a empresa lança uma plataforma que permite que qualquer pessoa crie sua própria versão do ChatGPT personalizado para atender às suas necessidades específicas, sem precisar de habilidades de programação.
Vamos explorar essa novidade emocionante e como ela pode revolucionar a intefração com a IA.
ChatGPT personalizado para todos
Até agora, a criação de assistentes de IA personalizados era uma tarefa complexa e que pedia um grande conhecimento técnico em programação.
No entanto, a OpenAI está focada em fazer essa criação mais acessível a todos por meio de sua plataforma de GPTs personalizada.
Esses agentes de IA estarão disponíveis na GPT Store nas próximas semanas e representam um marco significativo no desenvolvimento da inteligência artificial.
A plataforma permitirá que indivíduos e empresas criem seus próprios GPTs para atender às necessidades específicas. E além disso, a OpenAI compromete-se a remunerar os criadores com base na utilização de seus GPTs.
Os GPTs personalizados estarão disponíveis para assinantes do ChatGPT Plus e clientes corporativos da OpenAI.
O anúncio dos GPTs personalizados ocorreu durante o DevDay, a primeira conferência de desenvolvedores da OpenAI em São Francisco.
Além desta grande novidade, a empresa também revelou outras inovações, que incluem o GPT-4 turboalimentado e com preços mais acessíveis.
Desenvolvedores que utilizam os modelos da OpenAI em seus aplicativos também se beneficiam com preços mais baixos. Além disso, a OpenAI divulgou que o ChatGPT personalizado agora conta com impressionantes 100 milhões de usuários semanais.
Como funcionam os GPTs personalizados
A ideia por trás dos GPTs personalizados é democratizar o acesso à inteligência artificial e permitir que todos possam tirar proveito dessa tecnologia.
Até o lançamento da novidade da OpenIA, a personalização de assistentes de IA envolvia um manual de configuração de comandos e respostas, um processo complexo e que pedia por habilidades de programação.
Agora, os GPTs podem fazer todo esse trabalho para você.
Na plataforma da OpenAI, os usuários/utilizadores podem orientar como desejam que o GPT interaja com as pessoas antes de colocá-lo em uso.
Você pode especificar seu comportamento, objetivos e função. Por exemplo, se você deseja um GPT para responder a perguntas de clientes em um site, você pode configurá-lo para ser útil, informativo e amigável.
Os GPTs também têm acesso a recursos como navegação na web, DALL-E (uma IA para geração de imagens) e o Code Interpreter da OpenAI, que permite a escrita e execução de software.
Você também pode carregar dados personalizados, como horários de eventos, para enriquecer as respostas do GPT.
A OpenAI vai além e possibilita a conexão dos GPTs a serviços externos, como e-mails e bancos de dados, através de recursos chamados “Actions”. A empresa já oferece integrações com serviços populares como Canva e Zapier.
Questões de privacidade e segurança
A OpenAI enfatiza que os criadores de GPTs não terão acesso às conversas das pessoas com seus assistentes. A privacidade e segurança dos usuários são preocupações centrais para a empresa.
Além disso, a OpenAI monitorará a atividade dos GPTs para evitar abusos, como discurso de ódio, fraude e conteúdo adulto.
A empresa também esclarece que, inicialmente, apenas os agentes selecionados terão acesso à GPT Store. Isso garantirá um ambiente confiável e seguro para os usuários.
Os GPTs personalizados serão acessíveis por meio de links personalizados, tornando mais fáceis para as pessoas experimentarem esses assistentes de IA.
Com a OpenAI permitindo que qualquer pessoa crie sua própria versão do ChatGPT personalizado, a revolução da IA está mais acessível do que nunca.
Agora, empresas e indivíduos podem aproveitar essa tecnologia para automatizar tarefas, melhorar o atendimento ao cliente e muito mais, sem a necessidade de conhecimento técnico.
Fique atento ao lançamento da GPT Store e comece a explorar o poder da inteligência artificial personalizada.
Outros artigos interessantes: