A Igreja dos Clérigos, no Porto, será palco de um concerto imersivo inédito, denominado “Clérigos Immersive Concert: Spiritus of Classical Music”, marcada para o dia 23 de novembro, às 21h.
Esta experiência musical imersiva inédita conjuga a projeção multimédia a 360º com interpretações ao vivo de renomadas composições de Johann Sebastian Bach, Antonio Vivaldi e Hans Zimmer, proporcionando um espetáculo envolvente aos presentes.
Tecnologia e melodias clássicas em harmonia na Igreja dos Clérigos
O evento, fruto da colaboração entre a Irmandade dos Clérigos e o ateliê criativo OCUBO, integra-se no espetáculo “Spiritus”, que já destacou a Igreja dos Clérigos como “Local Mais Notável” nos Global Remarkable Venue Awards 2023. A projeção multimédia a 360º, aliada à acústica singular proporcionada pelos históricos órgãos de tubos da igreja, promete um momento musical profundamente envolvente.
Repertório e artistas
Ao longo de aproximadamente 45 minutos, músicas clássicas e contemporâneas serão interpretadas por Fabiana Pereira Magalhães (voz), Rui Soares e Fernando Cruz (órgãos de tubos) e Rogério Monteiro (violino), com destaque para peças como “Aria da Suite Nº3 em Ré maior” de Bach e “Chevaliers De Sangreal” de Zimmer.
PROGRAMA:
1 – Tocata e Fuga em Ré Menor, BWV 565 | Johann Sebastian Bach.
2 – Vocalise | Wojciech Kilar.
3 – Beethoven’s 5 Secrets | OneRepublic – The Piano Guys.
4 – In furore iustissimae irae, RV 626: I. Allegro5 | Antonio Vivaldi
5 – Arrival | Marty Friedman
6 – Aria da Suite Nº3 em Ré maior | Johann Sebastian Bach
7 – Benedictus | Karl Jenkins
8 – Chevaliers De Sangreal | Hans Zimmer
9 – Ave Maria | William Gomez
Bilheteira e sessões futuras
Os ingressos para o concerto, recomendado para maiores de 12 anos, estão disponíveis por 23€ e podem ser adquiridos através da plataforma www.spiritusporto.com ou na bilheteira local. Após a estreia, estão agendadas mais duas sessões para os dias 15 e 21 de dezembro, permitindo aos interessados mais oportunidades de vivenciar esta fusão entre música clássica e tecnologia moderna.
Informações Adicionais
A Igreja dos Clérigos e a Torre são geridas pela Irmandade dos Clérigos, uma instituição solidária com raízes no século XVII, e têm sido palco de diversas atividades culturais desde 2014. O ateliê OCUBO, por sua vez, é reconhecido por criar e produzir eventos imersivos inovadores, marcando presença em diferentes continentes com projetos que unem luz e tecnologia. Todos os espetáculos da OCUBO estão disponíveis em www.portugalagenda.com, uma plataforma que reúne os mais inovadores espetáculos culturais a nível nacional.
Outros artigos interessantes: