Desde 2018 que os utilizadores de smartphones Android tiram proveito de poder realizar backups ilimitados do WhatsApp no Google Drive. Independentemente do espaço disponível na sua conta Google, os backups do WhatsApp não tinham limite. No entanto, foi agora confirmado oficialmente por ambas as empresas que estes backups ilimitados vão chegar ao fim.
A partir de dezembro de 2023, todos os backups realizados pelo WhatsApp para o Google Drive vão passar a contar para capacidade total de armazenamento da tua conta Google.
Gestão do espaço de armazenamento
Como utilizador padrão do Drive, tens 15 GB de espaço, partilhado entre todos os serviços Google. Embora a Google afirme que este espaço é “três vezes mais do que a maioria das plataformas”, pode ser necessário gerir melhor o teu espaço.
Quando o espaço livre começar a escassear, a Google sugere a remoção de ficheiros desnecessários ou a eliminação de média do WhatsApp para reduzir o tamanho do backup. Como alternativa, podes optar por um plano Google One para expandir o teu armazenamento na nuvem, com planos que incluem 100 GB por sensivelmente 2 euros por mês ou um plano premium de 2 TB por 10 euros por mês.
Exceções e recomendações
É importante realçar que o fim dos backups ilimitados aplica-se exclusivamente a contas pessoais Google. Quem possui contas Google Workspace ou de escolas permanecerá inalterado por esta medida. À medida que nos aproximamos da data de implementação, é prudente ser vigilante, gerir os teus dados com cuidado e explorar as opções disponíveis para uma transição suave para o novo sistema de backup.
Lembramos que o WhatsApp notificará prontamente antes da medida entrar em vigor, com um aviso nas definições de backup 30 dias antes da implementação desta mudança. Mantém-te atento e prepara-te para esta nova era na gestão de dados do WhatsApp.
Outros artigos interessantes: