A Apple suspende o iOS18 e interrompe temporariamente o trabalho nas atualizações de software previstas para o próximo ano, para se concentrar na qualidade e na correção de falhas nos seus sistemas operativos.
iOS 17.4 também abrangida
Além disso, a suspensão também se aplicou a uma atualização para o atual iOS 17, chamada iOS 17.4, que deverá ser lançada por volta de março do próximo ano.
A medida, que abrange o software para iPhone, iPad, Mac, Apple Watch e outros dispositivos, foi comunicada internamente aos funcionários na semana passada. iOS 18, macOS 15, watchOS 11 e tvOS 18 estão em pausa.
Demasiados erros motivam suspensão
Segundo fontes próximas da empresa citadas pela Bloomberg, a decisão da Apple de suspender o iOS 18 foi motivada por uma série de erros que afetaram as primeiras versões dos sistemas operativos lançados este ano. A Apple quer evitar que esses problemas se repitam e prejudiquem a reputação do seu software, que é um dos seus principais diferenciais no mercado.
A Apple tem vindo a aperfeiçoar o seu processo de desenvolvimento de software nos últimos anos, sob a liderança do chefe de engenharia de software Craig Federighi. Em 2018, foram adiadas algumas funcionalidades que não estavam prontas para serem lançadas, e em 2019, Federighi implementou um sistema que permite testar cada funcionalidade de forma isolada, antes de a integrar no sistema operativo.
Apple suspende iOS 18 por detetar muitas fugas
No entanto, apesar dessas medidas, a equipa de gestão de engenharia de software detectou muitas “fugas” – termo usado para designar os erros que escapam aos testes internos – nas versões dos sistemas operativos que deverão ser lançados no próximo ano. Por isso, A Apple suspende iOS 18, tendo a equipa decidido suspender o desenvolvimento de novas funcionalidades durante uma semana, para se dedicar à correção dos erros.
O artigo da Bloomberg revela que a suspensão afetou o início dos trabalhos para o segundo marco do desenvolvimento, conhecido como M2. O primeiro marco, M1, já foi concluído no mês passado. O software para iPhone e iPad, que se tornará iOS 18 e iPadOS 18, tem o nome de código “Crystal”. O software para Mac, macOS 15, tem o nome de código “Glow”. O software para Apple Watch, watchOS 11, tem o nome de código “Moonstone”.
A Apple também está a trabalhar no visionOS, o software para os seus auscultadores Vision Pro, que deverão ser lançados no início do próximo ano. Estes auscultadores serão capazes de reproduzir som espacial e de se conectar a vários dispositivos da Apple.
Outros artigos interessantes: