A Apple fatura menos no trimestre, altura em que regista menor faturação, mas lucros maiores.
Com efeito, a Apple anunciou lucros de 23 mil milhões de dólares no último trimestre do seu exercício, um aumento de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os lucros superaram as expectativas dos analistas, apesar da faturação no mesmo periodo ter caído 0,72%, para 89,5 mil milhões de dólares.
Apple fatura menos por causa da pouca procura do iPhone
A Apple fatura menos, em grande parte devido à baixa das vendas de computadores e do iPhone, o seu produto mais importante. A empresa tinha visto o seu volume de negócios descer nos últimos três trimestres, por causa da desaceleração das vendas do smartphone.
Perspetivas para a nova gama do iPhone
A Apple apresentou em setembro a nova gama do iPhone, que inclui o modelo de base iPhone 15 e o modelo profissional iPhone 15 Pro Max. Os analistas procuram sinais da vontade dos consumidores para adquirir os novos aparelhos, que custam entre 800 e 1200 dólares.
Procura chinesa do iPhone 15
O analista da Wedbush, Dan Ives, afirmou à Reuters que a procura chinesa do iPhone 15 parece ter arrefecido durante o último mês, depois de ter conhecido uma forte atividade de encomendas.
No entanto, este analista permanece otimista quanto às vendas deste produto, que considera “uma verdadeira galinha dos ovos de ouro”, porque estima que mais de 100 milhões de iPhone na China são suficientemente antigos para que os seus proprietários pretendam comprar um aparelho mais recente, designadamente modelos Pro.
A acontecer essa mudança, os números poderão ser mais interessantes no próximo trimestre. A Apple fatura mais e poderá ter resultados ainda melhores.
Mercado mundial dos smartphones
Este verão, o mercado mundial dos smartphones atingiu o seu nível mais baixo para um terceiro trimestre desde há 10 anos, segundo o gabinete de estudos Counterpoint Research.
Outros artigos interessantes: