A Apple e a IBM foram os primeitos grandes anunciantes a retirar a sua publicidade da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter.
A decisão das tecnológicas foi tomada após o proprietário da plataforma, Elon Musk, ter feito publicações que concordam com teorias da conspiração anti-semitas.
Outras empresas seguem o exemplo da Apple e IBM
A lista de empresas que estão a suspender a publicidade na plataforma X está a crescer. A Disney e a Warner Bros. Discovery também decidiram suspender a sua publicidade na plataforma. A Paramount e a Comcast / NBCUniversal seguiram o mesmo caminho, de acordo com artigos publicados em vários sites noticiosos norte-americanos.
A reação da IBM
Quando a IBM suspendeu a sua publicidade na quinta-feira, a empresa emitiu uma declaração ao The Verge dizendo que iria investigar “esta situação totalmente inaceitável”.
Pelo menos duas outras organizações também suspenderam os anúncios mais recentemente. A Lionsgate “suspendeu toda a publicidade no X, com efeito imediato”.
A Comissão Europeia está entre as organizações que optou por retirar a publicidade na rede social X, aumentando assim o número dos grandes anunciantes que nos últimos dias deixou de publicar anúncios na plataforma detida por Elon Musk.
De acordo com as notícias, a Comissão Europeia enviou uma mensagem interna aos líderes, observando que parou de anunciar na X devido a “preocupações generalizadas relacionadas à disseminação de desinformação”.
A Apple era dos maiores anunciantes da plataforma
Fontes disseram a Alex Heath, do The Verge, que a Apple tem sido um dos maiores anunciantes da plataforma. A empresa comprava regularmente anúncios que promoviam novos produtos e adquiria animações emoji “hashflag” personalizadas para eventos de grande visibilidade.
A decisão da Apple de deixar de anunciar na X foi agora tomada, mas já andava a ser cogitada há um tempo.
Em setembro, numa entrevista à CBS Sunday Morning, o CEO da Apple, Tim Cook, abordou a relação contínua da empresa com a X, afirmando que “há algumas coisas de que não gosto” e apelidando o antissemitismo de abominável. Disse também que a Apple está constantemente a pensar na decisão de fazer publicidade no X.
Dois meses depois, as publicações de Elon Musk parecem ter sido a gota que extravasou do copo e Apple e IBM decidiram retirar a publicidade da X. A plataforma X tem vindo consistentemente a perder valor e relevância desde que foi comprada pelo magnata. A retirada de tantos grandes anunciantes é mais um motivo de preocupação para Musk.
Outros artigos interessantes: