Recentemente, o novo Android 14 introduziu alterações significativas que prometem transformar a experiência dos utilizadores em smartphones dobráveis. Agora, as aplicações podem operar de forma mais integrada nos dois ecrãs destes dispositivos, oferecendo possibilidades até agora inexploradas.
Experiências inovadoras com o Android 14
A partir de agora, os desenvolvedores de aplicações terão à disposição recursos para criar experiências únicas para smartphones dobráveis. Estas mudanças incluem o modo de “dual-screen”, que permite a uma aplicação funcionar simultaneamente nos dois ecrãs do dispositivo, e o “rear-screen mode”, no qual o ecrã traseiro continua ativo mesmo com o smartphone aberto.
Aplicações como a Google Camera (ou Pixel Camera) e Google Translate já aproveitam estas novidades. Por exemplo, a Google Camera exibe o visor da câmara em ambos os ecrãs, enquanto o Google Translate apresenta um modo de intérprete inovador no Pixel Fold, aproveitando os dois ecrãs para uma melhor interação.
Transformando os smartphones dobráveis
Os smartphones dobráveis estão cada vez mais populares, e estas mudanças no Android 14 representam um passo importante na sua evolução. A atualização na biblioteca Jetpack WindowManager do Android possibilita aos desenvolvedores ler a posição da dobradiça do dispositivo, e também apresentar atividades de aplicações num layout multi-janela, tornando os dobráveis mais versáteis e funcionais.
Contudo, para que essas funcionalidades sejam plenamente utilizadas, é essencial que as fabricantes de smartphones incorporem adequadamente estas mudanças nos seus dispositivos. Empresas como a Google e a Samsung já implementaram o módulo de área de janela nas versões do Android 14 para os seus dobráveis.
Espera-se que mais fabricantes adotem estas inovações, permitindo que os desenvolvedores criem aplicações que realcem ainda mais as capacidades destes dispositivos intrigantes e cada vez mais populares.
Com estas atualizações, os smartphones dobráveis estão a caminho de oferecer uma experiência de uso ainda mais rica e imersiva.
Outros artigos interessantes: