A era digital traz mais uma novidade facilitadora para os cidadãos na Segurança Social: o balcão digital e-Clic. Esta nova ferramenta, parte do programa de transição digital da Segurança Social, promete revolucionar o modo como interagimos com estes serviços.
Agora, sem sair de casa, podes pedir informações, esclarecer dúvidas ou solicitar documentos, tudo através de um simples clique.
Como funciona o e-Clic?
Para aceder ao e-Clic, basta ter acesso à Segurança Social Direta (SSD). Uma vez na SSD, encontras o portal e-Clic, que te oferece um vasto leque de informações sobre os diversos assuntos da Segurança Social. E se a informação disponível não for suficiente, não há problema!
Podes enviar comunicações eletrónicas e até anexar documentos através de um formulário prático e intuitivo. Cada pedido registado no e-Clic gera uma referência única, permitindo-te acompanhar o estado do teu pedido e todas as interações realizadas.
Onde vai melhorar o eClic
Ainda este mês, o e-Clic trará a possibilidade de interromper baixas médicas antecipadamente, dispensando a necessidade de atendimento presencial. Para o próximo ano, está prevista a atribuição automática do abono de família. Estas medidas visam não só simplificar processos, mas também tornar a comunicação mais rápida e próxima dos cidadãos.
Disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, o Balcão e-Clic é um reflexo do investimento de 200 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O objetivo? Facilitar o relacionamento dos cidadãos com a Segurança Social e eliminar burocracias desnecessárias.
O e-Clic é a tua nova porta de entrada para um mundo sem filas e sem papelada. Acede ao Segurança Social e-Clic e descobre um universo de facilidades ao teu dispor. Com esta nova ferramenta, a Segurança Social está, literalmente, à distância de um clique.
Outros artigos interessantes: