Com a Black Friday a chegar, os consumidores enfrentam o aumento do risco de fraudes e burlas online. Um estudo da Revolut, realizado pela Dynata, sublinha esta tendência, evidenciando que 86% dos consumidores portugueses notaram um aumento de fraudes online. Além disso, 35% dos inquiridos admitiram ter sido vítimas de burla no último ano e 37% conhecem alguém que foi afetado.
A pesquisa da Revolut revela que uma grande parte dos consumidores em Portugal não se sente segura para detetar e evitar fraudes online. Apenas dois em cada dez inquiridos demonstram confiança plena nas suas capacidades para identificar e prevenir burlas. Quase dois terços dos participantes no estudo expressam incerteza sobre como agir em caso de fraude. Além disso, 14% dos consumidores indicam que provavelmente não conseguiriam identificar todos os sinais de um anúncio falso nas redes sociais.
Estratégias para uma Black Friday segura
Para combater esta vulnerabilidade, a Revolut, uma superapp financeira global com mais de 35 milhões de clientes, incluindo mais de um milhão em Portugal, oferece várias dicas para uma Black Friday segura, ou seja para aumentar a segurança durante as compras online:
- Proteção de contas e senhas Nunca revele sua password ou PIN. Certifique-se de que está a utilizar canais oficiais para aceder à sua conta bancária e, em caso de dúvida, contacte o seu banco ou fornecedor de serviços financeiros.
- Controlo rigoroso das transações Peça ao seu banco para lhe fornecer detalhes sobre qualquer transação financeira por múltiplos canais, como SMS e e-mail, e utilize contas de e-mail diferentes para as suas redes sociais e online banking.
- Limitação na partilha de informações pessoais Evite partilhar informações pessoais como o número de telefone, data de nascimento ou detalhes que possam ser usados em fraudes como o SIM swap nas redes sociais.
- Atualizações e vigilância constantes Mantenha as suas aplicações e dispositivos atualizados e fique atento a qualquer comportamento estranho que possa indicar uma fraude de SIM swap.
- Desconfiança de ofertas excessivamente baratas Compare ofertas e esteja atento a preços muito abaixo do mercado, pois podem ser indicadores de fraudes.
- Visita direta aos websites dos retalhistas Evite clicar em anúncios e links em redes sociais e prefira aceder diretamente aos sites dos retalhistas, especialmente durante a Black Friday.
- Uso de cartões virtuais descartáveis Utilize cartões virtuais descartáveis para compras online, particularmente em websites menos conhecidos.
- Congelamento de cartões em caso de dúvida Congele e descongele os seus cartões com a aplicação da Revolut, acompanhando cada transação com notificações push, para um controle mais eficaz.
Educação e prevenção contra a fraude
A Revolut reconhece a importância da educação na prevenção de fraudes, nesse sentido lançou um curso educacional para ajudar os clientes a combater burlas. Além disso, a empresa investe fortemente na proteção dos seus clientes, com uma grande parte da sua força de trabalho focada na deteção de atividades fraudulentas, analisando milhões de operações mensais. Estas iniciativas são fundamentais para assegurar uma Black Friday segura e tranquila para todos os utilizadores.
Outros artigos interessantes: