A X, antiga Twitter, vale agora menos de metade do que quando Elon Musk a comprou, há pouco mais de um ano.
A empresa “X”, a antiga Twitter distribuiu bolsas de ações aos seus empregados, revelando que o seu valor atual é de cerca de 19 mil milhões de dólares. Este valor representa uma queda de 55% em relação aos 44 mil milhões de dólares pagos por Elon Musk para adquirir a empresa há um ano.
Uma “Start-up Inversa”
Elon Musk, o bilionário da tecnologia, adquiriu o Twitter por 54,20 dólares por ação há pouco mais de um ano. Desde então, Musk expressou a sua opinião de que pagou um valor excessivo pela rede social. Em março, num e-mail enviado aos trabalhadores, referiu-se à empresa como “uma start-up inversa” e estimou o seu valor em 20 mil milhões de dólares.
Novas concessões de ações
Em documentação relativa às novas concessões de acções, a “X” informou que o capital seria oferecido a 45 dólares por acção na forma de unidades de acções restritas. Estas podem ser adquiridas pelos empregados ao longo do tempo. A empresa também garantiu que os empregados continuarão a receber em dinheiro o valor de 54,20 dólares por quaisquer acções em circulação que lhes tenham sido concedidas sob a gestão anterior, da antiga Twitter.
X: uma história errática
Desde que se tornou proprietário do Twitter, Musk implementou várias mudanças na empresa e na plataforma de redes sociais.
A mais significativa é a mudança do nome da empresa e da rede social, que deixou de se chamar Twitter para adotar o nome de X.
Mais de 80% dos seus 7.500 empregados despediram-se ou foram despedidos. O processo de verificação do serviço foi alterado, assim como as regras de moderação de conteúdos. A publicidade, principal fonte de receitas da empresa, sofreu uma queda de quase 60% nos Estados Unidos durante o verão. Além disso, Musk endividou a empresa em milhares de milhões de dólares para ajudar a financiar a aquisição.
Menos 55% que antiga Twitter
Na documentação das bolsas de ações distribuidas aos empregados da X, que o New York Times obteve, a empresa é avaliada como valendo 19 mil milhões de dólares, menos 55% do que os 44 mil milhões que Elon Musk pagou há pouco mais de um ano pela antiga Twitter, depois de um processo também ele tumultuoso.
O anuncio da compra da antiga Twitter por Elon Musk surgiu finalmente a 27 de outubro do ano passado, mas há já meses que o multiilionário tinha feito saber do seu interesse e andado em negociações que estiveram muitas vezes ábeira da rutura.
Ao tomar controlo sobre o Twitter, a primeira medida de Elon Musk foi a de despedir a administração da empresa. O então CEO da empresa detentora da rede social, Parag Agrawal, foi mesmo escoltado por seguranças até à porta da sede da empresa, em São Francisco, nos Estados Unidos.
O mesmo tratamento de Parag Agraway foi dado a outros altos executivos da então Twitter.
Desde então, a gestão de Elon Musk daquela que agora é a X tem sido confltuosa, parecendo não ter um rumo certo.
Outros artigos interessantes: