Em Portugal, o TikTok já tem mais de 3,3 milhões de utilizadores ativos mensais, o que representa cerca de um terço da população do país.
Uma comunidade diversa e criativa
No TikTok, há espaço para todos os gostos, interesses e paixões. Desde os amantes de livros aos viajantes, passando pelos comediantes, professores, famílias, pequenas e médias empresas e músicos emergentes, o TikTok acolhe uma comunidade diversa e em crescimento.
Os utilizadores do TikTok formam subcomunidades baseadas em interesses e histórias comuns, que inspiram e apoiam uns aos outros. Lucas Rodrigues, conhecido como Lucas With Strangers, é um exemplo de um criador que se destacou no TikTok com o seu trabalho. “A plataforma permitiu-me ser eu, criativo e autêntico, e sonhar mais alto. Através do que consegui devido à minha exposição na plataforma, já cumpri alguns sonhos e a minha carreira está a crescer cada vez mais. Para além do meu percurso, é também muito gratificante saber que tenho uma comunidade forte e que conheci alguns dos meus atuais amigos no TikTok”, contou.
TikTok: “autêntico” e envolvente
O TikTok é uma plataforma que “valoriza a autenticidade e a originalidade dos seus criadores”, afirma a rede social em comunicado. “Os utilizadores do TikTok usam o humor, o áudio sincronizado, o ritmo e os memes icónicos para contar as suas histórias e envolver as pessoas de todas as gerações e estilos de vida”.
Tiago David é um criador que usa o TikTok para partilhar o seu interesse pelo mundo da música, séries e cinema. “O TikTok permitiu-me criar novos conteúdos e alargar horizontes. Deu-me também a oportunidade de partilhar conteúdos de entretenimento com músicos e atores nacionais e internacionais. Com o TikTok, tenho conseguido chegar a mais gente, o que também me tem incentivado a explorar novas formas de criar conteúdos”, disse.
Uma plataforma que faz a diferença
O TikTok também é “uma plataforma que sensibiliza para questões sociais importantes”. Os utilizadores do TikTok usam a sua voz para envolver as pessoas e defender causas como a proteção do planeta (#EcoTok), o respeito pela diversidade (#WDSD) e a liberdade de ser quem se é (#ComingOut).
O TikTok também une a educação ao entretenimento, ajudando as pessoas a aprender novas competências, a compreender diferentes culturas e experiências e a descobrir mais sobre o mundo em que vivem.
Beatriz Rosa, conhecida como @rosasininho, é uma booktoker que usa o TikTok para promover a literatura LGBT. “Através do TikTok tornei-me numa agente de mudança de mentalidades. Sou booktoker e uma voz ativa na representação da comunidade LGBT. Continua a haver muitas dúvidas e mitos sobre este tema. Mas, tenho sentido que, cada vez mais pessoas – desde jovens a mais idosos, procuram saber mais sobre este tema e procuram-me para perceber que livros recomendo. A literatura é muito importante para mim mas o que mais gosto me dá, é poder dar o meu contributo para que mais pessoas se eduquem e saibam mais sobre a comunidade LGBT e assim contribuir para uma sociedade mais inclusiva”, explicou.
Ao assinalar o número de utilizadores ativos em Portugal, o TikTok afirma-se “extremamente gratos aos 3,3 milhões de pessoas em Portugal que acedem à nossa plataforma todos os meses para se inspirarem, aprenderem novas competências e conectarem-se a outras pessoas através de experiências partilhadas”.
Outros artigos interessantes: