A Tesla foi a marca que mais vendeu veículos elétricos em Portugal desde o início do ano até setembro. Segundo os dados da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE), a Tesla comercializou 6125 unidades no mercado nacional, superando as vendas combinadas das três marcas que se seguem no ranking: a BMW (2163), a Peugeot (2049) e a Volkswagen (1900).
O mercado de carros elétricos cresceu em Portugal
Os números da UVE, que se baseiam nas estatísticas da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), mostram também que o mercado de carros elétricos cresceu significativamente em Portugal nos últimos anos. Entre janeiro e setembro, foram vendidos 29.501 carros 100% elétricos, um valor superior aos 21.744 vendidos em todo o ano de 2022. Em comparação com 2021, o aumento foi de quase o dobro, e em relação a 2020, foi de mais do triplo.
Um em cada cinco carros vendidos em setembro era elétrico puro
A UVE destaca ainda que, no mês de setembro, um em cada cinco novos veículos ligeiros de passageiros vendidos em Portugal era elétrico puro. Este é um indicador da crescente procura por este tipo de veículos, que oferecem vantagens ambientais e económicas.
Tesla também lidera nas vendas de carros elétricos e híbridos
Se considerarmos as vendas de carros elétricos e híbridos, a Tesla continua na liderança, com as mesmas 6125 unidades vendidas nos primeiros nove meses do ano. A BMW ocupa o segundo lugar, com 6109 unidades, e a Mercedes o terceiro, com 5662, de acordo com a UVE. No entanto, se olharmos apenas para os carros híbridos, a Mercedes assume a primeira posição, com 3948 unidades, seguida pela BMW, com 3946, e pela Volvo, com 2265.
Outros artigos interessantes: