O Spotify, a plataforma de streaming de música que já nos trouxe funcionalidades como DJ alimentado por IA e podcasts traduzidos por IA, parece estar a dar mais um passo na integração da inteligência artificial. Descobertas recentes no código da aplicação indicam que a empresa pode estar a desenvolver playlists geradas por IA, que os utilizadores podem criar com base em sugestões.
A descoberta que agita as águas do streaming musical
Chris Messina, um veterano da tecnologia que se tornou investidor, foi o primeiro a detetar estas mudanças. Ele partilhou capturas de ecrã do código da aplicação Spotify que fazem referência a “playlists de IA” e “playlists baseadas nas tuas sugestões”. Messina teoriza que esta funcionalidade pode ser uma opção dentro do género Blend, onde os gostos de diferentes utilizadores são misturados para criar uma playlist que agrade a todos.
O que isto significa para a personalização musical?
Embora o Spotify tenha recusado confirmar os seus planos em torno das playlists de IA, a empresa já tinha lançado uma funcionalidade chamada Niche mixes. Esta permite aos utilizadores criar playlists únicas com base apenas numa descrição. No entanto, estas não são alimentadas por IA, mas sim pela tecnologia de personalização e algoritmos da empresa.
A IA como o futuro da personalização no Spotify
O Spotify tem uma equipa dedicada ao desenvolvimento dos mais recentes modelos de linguagem e técnicas de aprendizagem automática. Ziad Sultan, chefe de Personalização do Spotify, já tinha indicado que a empresa explora todas as possibilidades em modelos de linguagem de grande escala, voz gerativa e personalização.
Ainda em desenvolvimento, mas promissor
As linhas de código foram descobertas na versão mais recente da aplicação Spotify, indicando claramente que se trata de uma funcionalidade em desenvolvimento. Embora nem todas as funcionalidades em teste cheguem ao público, esta descoberta é um indicador do papel que a IA pode desempenhar na personalização musical.
O que vem a seguir?
Embora o Spotify não tenha confirmado nada, é evidente que a empresa investe fortemente em IA e personalização. Com uma equipa dedicada e um histórico de inovações, é apenas uma questão de tempo até vermos como estas playlists de IA vão revolucionar como interagimos com a nossa música favorita.
Outros artigos interessantes: