Estocolmo prepara-se para proibir a circulação no centro da cidade de veículos a gasolina ou a gasóleo. A partir de 2025, apenas veículos elétricos poderão cruzar as ruas.
A partir de 2025, uma área comercial do centro de Estocolmo vai ser reservada apenas para veículos eléctricos. A medida visa combater a poluição, o ruído e promover a mobilidade sustentável.
Iniciativa pioneira
Segundo um responsável municipal, esta será a primeira proibição total de carros a gasolina e a gasóleo numa capital europeia. A proibição faz parte do orçamento para 2024 do conselho municipal, de maioria ambientalista.
“Atualmente, o ar em Estocolmo faz com que os bebés tenham problemas pulmonares e os idosos morram prematuramente. Precisamos de eliminar os gases nocivos dos automóveis a gasolina e gasóleo. É por isso que estamos a criar a zona de baixas emissões mais ambiciosa até à data”, afirmou o vice-presidente da câmara de Estocolmo, Lars Stromgren.
Transição em curso
Ao apresentar o plano, o responsável autárquico referiu: “Escolhemos áreas onde um grande número de ciclistas e peões são expostos diariamente a um ar prejudicial à saúde”, realçando ainda que se refere “a uma parte da cidade onde há empresas com visão de futuro e que estão interessadas em liderar a transição para um futuro mais sustentável”.
Uma das principais empresas de táxis da cidade, a Taxi Stockholm, afirmou que já tem 30% da sua frota sem emissões e que a transição está a ser rápida e impulsionada pela indústria.
Reações e comparações
A medida anunciada por Estocolmo suscitou elogios e críticas. Alguns receiam que possa afetar as empresas e os hotéis da zona. Outras capitais europeias, como Amesterdão e Paris, também têm planos para reduzir ou eliminar os carros poluentes nas suas ruas.
Outros artigos interessantes: