Um dos principais desafios que os utilizadores enfrentam fora do ecossistema Apple é a dificuldade de conectar diferentes dispositivos. Por muito que tenhamos visto soluções como o Your Phone da Microsoft, o Nearby Share da Google e outras soluções específicas de fabricantes, ainda há muito por fazer.
E, neste cenário, a Qualcomm acaba de lançar o Snapdragon Seamless, que promete facilitar e melhorar a conetividade entre dispositivos.
O que o Snapdragon Seamless tem para oferecer?
Não se trata de uma aplicação para os consumidores. É, na verdade, um conjunto de melhorias de software, APIs e bibliotecas destinadas a fabricantes e detentores de plataformas. O objetivo é aprimorar as soluções existentes.
As funcionalidades são variadas e promissoras. Por exemplo, se os teus dispositivos estiverem no alcance do Bluetooth, eles serão detetados instantaneamente, mostrando informações como a vida útil da bateria e a intensidade do Wi-Fi. Também poderás bloquear/desbloquear dispositivos emparelhados. E tudo isto é potenciado pelas tecnologias Sensing Hub e FastConnect da Qualcomm.
Mas não é tudo. Uma das características destacadas é a capacidade de partilhar ecrã e ficheiros entre dispositivos Android e Windows. Imagina que estás a mover o ponteiro do rato ou um ficheiro entre vários dispositivos – é essa a experiência que a Qualcomm promete proporcionar.
Outra novidade é a mudança inteligente de áudio. Se estiveres a ouvir música no teu smartphone e receberes uma chamada no teu portátil, os teus auriculares sem fios mudarão automaticamente para o portátil, permitindo atender a chamada e, após o término, regressarão ao smartphone para continuares a ouvir música.
Um olhar sobre os parceiros e o futuro da tecnologia
Algumas empresas já confirmaram parceria com a Qualcomm neste projeto, incluindo ASUS, Google, HONOR, Lenovo, Microsoft, OPPO e Xiaomi. Estes parceiros estão a planear lançar os primeiros dispositivos com Snapdragon Seamless ainda este ano, com expectativas de mais adesões em 2024, sobretudo de fabricantes chineses.
Inicialmente, o Snapdragon Seamless focar-se-á em quatro categorias de produtos: smartphones, PCs, auriculares e smartwatches. Mas há planos de expansão para categorias como automóveis, IoT e XR no futuro.
Um ponto interessante é que não será necessário comprar um dispositivo totalmente novo para desfrutar desta integração. Por exemplo, o processador Snapdragon 8 Gen 2 já suporta o Snapdragon Seamless.
E os concorrentes?
Francisco Cheng, executivo de marketing da Qualcomm, reforçou que o Snapdragon Seamless está aberto a outros fabricantes de processadores, incluindo MediaTek e Intel. No entanto, estes fabricantes precisariam adotar o framework Snapdragon Seamless para se juntar à festa.
Em resumo, o Snapdragon Seamless parece ter o potencial de trazer uma integração rápida e fácil entre diferentes marcas de dispositivos. Embora ainda haja algumas incertezas, como a adoção desta tecnologia por dispositivos mais antigos ou se os concorrentes aceitarão esta solução, parece ser um passo significativo na direção certa para melhorar a integração entre dispositivos fora do ecossistema Apple.
Outros artigos interessantes: