Esta é uma semana agitada no mundo dos processadores para smartphones, com a Qualcomm a apresentar o mais aguardado chip da atualidade, o Snapdragon 8 Gen 3. Mas, essa não é a única novidade neste mundo, pois a Samsung revelou também a existência do novo Exynos 2400.
Espera-se que este seja o processador de eleição para o Samsung Galaxy S24 e Galaxy S24+, enquanto o Galaxy S24 Ultra deverá chegar equipado com o processador da Qualcomm.
Mas, se a Samsung tem tanta confiança no seu novo processador, porque é que a versão mais potente da série Galaxy S24 deverá chegar com o processador “rival”?
Samsung afirma que o Exynos 2400 tem um processamento gráfico superior aos rivais
Durante a COEX, na Coreia do Sul, Park Yong-in — Presidente da System LSI — demonstrou grande confiança nas capacidades do Exynos 2400, dizendo que “irá ter sucesso porque tem um melhor desempenho de GPU que os seus rivais.”
Para já a Samsung revelou apenas dados estatísticos que demonstram a superioridade do novo processador face aos modelos anteriores, mas ainda não vimos comparações diretas com as novidades da Qualcomm.
Ainda assim, é com bons olhos que vemos o Exynos 2400 apresentar resultados impressionantes face aos números alcançados pelo Exynos 2200:
- CPU 70% mais rápido
- NPU 14.7x mais rápido
Apesar das grandes melhorias, vale a pena relembrar que o processador do ano passado acabou por ser uma desilusão para a maioria dos utilizadores. O Exynos 2400 chegará ainda com suporte para capacidades de IA generativa integradas, o que irá possibilidade de criação de imagens a partir de texto, mesmo quando o smartphone não estiver ligado à internet.
Mais novidades confirmadas sobre os futuros processadores da Samsung
Durante a mesma entrevista, Park Yong-in falou ainda sobre o próximo processador Exynos que será fabricado através de um processo de 3nm. Yong-in não confirmou o nome do processador, mas tudo indica que será o Exynos 2500.
Este processo de fabrico (Samsung Foundry) irá permitir alcançar um poder de eficiência e desempenho superior ao processo utilizado pela TSMC.
Por fim, o Presidente da System LSI revelou ainda que num futuro próximo as NPUs serão utilizadas para processamento IA, em vez das GPUs.
Outros artigos interessantes: