A Robisa é o novo distribuidor da marca de filme fotográfico SantaFilm em Portugal, Espanha e Andorra. Com esta nova adição, a Robisa continua a expandir o seu portefólio orientado para o mercado da fotografia analógica.
SantaFilm é, essencialmente, o filme fotográfico do Pai Natal! A marca começou em 2019 com Santa ERA 1000, um filme a preto e branco de alta sensibilidade que foi lançado originalmente numa tiragem limitada de 1500 unidades. No final do ano, o produto estava esgotado.
Mais tarde, a SantaFilm acrescentou o filme no formato 120 e rolos a granel à gama Santa RAE 1000. A novidade para 2021 foi o Summer Santa, um rolo de filme fotográfico com sensibilidade ISO 125 que a SantaFilm lançou em alusão a umas “férias do Pai Natal” em Miami na década de 1980. No verão de 2022, a SantaFilm lançou uma campanha de crowdfunding para lançar o seu filme a cores SantaFilm, que foi financiada com sucesso.
Filme fotográfico SantaFilm
O filme fotográfico da SantaFilm é um negativo a cores de grão fino compatível com o processo C41, que produz resultados com vermelhos vivos e verdes exuberantes. É mais saturada do que a série Kodak Portra, mas menos saturada e com uma curva de contraste mais longa do que a Kodak Ektar 100.
O filme é também compatível com o processo de impressão RA4 quando utilizado um filtro de cor adicional, aproximadamente equivalente à base laranja de outros filmes de negativos a cores. O filme é flexível e pode ser ampliado até ISO 800 com uma perda mínima de precisão de cor e um aumento mínimo do grão. Se fotografar a ISO 400 e aumentar +2 passos na revelação, o filme apresenta cores exatas e um aspeto quase isento de grão, tipicamente associado a filmes como o Kodak Ektar 100 ou o Kodak Portra 160.
Produto SantaFilm
SantaColor 100
O material do filme é fabricado nos EUA e enrolado manualmente em caixas reutilizadas na Finlândia, nas instalações da kamerastore.com.
– Tipo de filme: Negativo a cores, derivado de filme de fotografia aérea
– Velocidade do filme: ISO 100
– Cores: Elevada precisão de cor com uma sensibilidade ao vermelho ligeiramente superior. Quando digitalizado, tende a ser mais quente e, por vezes, mais vermelho.
– Grão: Muito fino, mas concebido para criar imagens muito nítidas, uma vez que se trata de um filme de fotografia aérea.
– Latitude de exposição: Ampla, com resultados no intervalo de ISO 25 a ISO 800.
– Fabrico: Recentemente fabricado em 2022, nos EUA, e enrolado manualmente na Finlândia
– Codificação DX: Não, mas a maior parte das câmaras com leitores DX tem como predefinição o ISO 100, pelo que o filme é totalmente utilizável em câmaras “point-and-shoot”.
Processamento e digitalização:
– Processo de relevação: C41 normal, também pode ser processado em E6 para obter positivos de qualidade (expostos a ISO 100).
– Compatível com Minilabs e outros processamentos industriais
– Base: Base maioritariamente clara, ligeiramente alaranjada. Não é diretamente compatível com o processo RA4.
(Devido à base mais fina e mais clara, recomenda-se que carregue o filme em espaços interiores e que não o faça sob a luz direta do sol, uma vez que isso pode provocar fugas de luz nos primeiros fotogramas).
– Digitalização: Devido à base mais clara, alguns scanners confundem-se com o filme e produzem uma imagem muito vermelha. Isto é facilmente corrigido através da digitalização em casa ou num bom laboratório.
– Impressão RA4: A base de filme clara requer um filtro adicional para ser compatível com o processo RA4. A forma mais fácil de o fazer é processar uma tira de filme negativa a cores C41 não exposta e utilizá-la como filtro adicional para obter resultados de impressão normais.
Disponibilidade
O filme fotográfico SantaFilm estará disponível em Portugal a partir de outubro em www.robisa.es/shop e em lojas especializadas do setor.
Mais informações: https://www.robisa.es/pt/nova-marca-santafilm/
Outros artigos interessantes: