A partir do próximo ano, os franceses que tiverem os ecrãs dos seus telemóveis danificados poderão contar com uma ajuda financeira do Estado para os reparar. A medida foi confirmada pelo Ministro da Transição Ecológica, Christophe Béchu, numa entrevista ao jornal Ouest-France.
Um incentivo à economia circular
O objetivo desta iniciativa é incentivar a economia circular e reduzir o desperdício de recursos. Segundo o ministro, trata-se de prolongar a vida útil dos aparelhos e evitar que sejam substituídos por novos, gerando mais lixo eletrónico.
A ajuda para a reparação de ecrãs faz parte do “bónus de reparação”, um sistema lançado em dezembro de 2022 que abrange cerca de cinquenta produtos, desde eletrodomésticos a computadores. No entanto, a aplicação desta medida aos smartphones sofreu alguns atrasos, devido a questões técnicas e jurídicas.
Ecrãs partidos com ajuda limitada
De acordo com o jornal Le Monde, o ministro não revelou qual será o valor da ajuda para cada reparação de ecrã, mas adiantou que será diferente do valor atual para reparar um smartphone, que é de 25 euros. “O montante exato ainda está a ser decidido”, afirmou.
Além disso, o ministro esclareceu que só poderão beneficiar desta ajuda os utilizadores cujos ecrãs se tenham partido por acidente ou por desgaste natural. Os que tiverem provocado a avaria por negligência ou má utilização não terão direito ao apoio.
Outros artigos interessantes: