A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) confirmou a existência de “problemas pontuais” em alguns radares da rede SINCRO, originados por uma falha técnica. Esta situação resultará no arquivamento dos autos de contraordenação associados a esses problemas. Entretanto, foi realizada uma revisão a todos os radares.
A ANSR, quando questionada sobre o número de infrações afetadas, informou que ainda não tem esse número identificado e não forneceu detalhes sobre a localização dos radares problemáticos.
Casos específicos
Um dos radares problemáticos está localizado na Estrada Nacional 14, na Maia. Este radar, recentemente instalado, registou um Land Rover Freelander com 23 anos a circular a 195 km/h, quase três vezes acima do limite permitido na zona (70 km/h). A condutora foi notificada da infração no dia 27 de setembro e pretende recorrer, uma vez que a imagem que acompanha o registo da infração mostra a presença de mais tráfego na via no sentido Maia – Porto, no momento da multa.
Outro caso envolve um camião que foi fotografado (e multado) a 193km/hora na estrada nacional 234, conhecida como Estrada do Luso, em Nelas, Viseu. Este caso foi um dos reconhecidos pela ANSR como resultado de uma “falha técnica”.
Revisão dos radares de velocidade média
Na sequência destes dois casos, a ANSR realizou uma revisão a todos os radares instalados em condições semelhantes. O objetivo era garantir a máxima segurança e estabilidade do sistema. Não foram detetados problemas adicionais e os radares estão a funcionar em conformidade com todos os regulamentos legais.
Os radares em questão são da marca PolCam e modelo SmartEye ST-1. Estes equipamentos seguiram todo o procedimento legal e já são utilizados em mais de 10 outros países, desde os Estados Unidos à Europa.
Impacto dos novos radares
No primeiro mês de funcionamento dos novos radares e nos locais onde foram instalados, registou-se uma expressiva diminuição da sinistralidade – com zero mortes e zero feridos graves – e uma redução de 80% no número de veículos em excesso de velocidade.
No mês de setembro foram registadas mais de 112 mil infrações nos 98 radares da rede SINCRO. Nesse mês entraram em vigor 37 novos radares e o número de veículos fiscalizados aumentou 76% face ao mês de setembro do ano anterior, ascendendo a 19 641 495 veículos.
Outros artigos interessantes: