A Busworld 2023, em Bruxelas, foi o palco da apresentação do primeiro autocarro eléctrico fruto da colaboração entre a Iveco Bus e a Hyundai Motor Company. O autocarro, denominado E-WAY H2, tem 12 metros de comprimento e funciona com um sistema de célula de combustível a hidrogénio fornecido pela Hyundai, que lhe permite fazer até 450 km sem reabastecer.
Um autocarro eficiente e amigo do ambiente
O E-WAY H2 é movido por um motor eléctrico da Siemens de 310 kW, que recebe energia dos quatro depósitos de hidrogénio instalados no tejadilho. O autocarro tem ainda um conjunto de baterias FPT Industrial com 69 kWh de capacidade, também desenvolvidas pela Hyundai, que servem como extensor de autonomia. O E-WAY H2 conta ainda com um novo software da Plataforma de Controlo de Veículos Eléctricos (eVeCoP), que optimiza a gestão energética.
Compromisso com a transformação líquida zero
O vice-presidente executivo e director do Negócio Global de Veículos Comerciais e Hidrogénio da Hyundai Motor Company, Ken Ramirez, afirmou que o E-WAY H2 reflete o “forte compromisso” da marca em “acelerar a transformação líquida zero da indústria”. Ramirez destacou que a Hyundai é “pioneira e líder” na tecnologia do hidrogénio há 25 anos.
O presidente da unidade de negócios de autocarros do Iveco Group, Domenico Nucera, descreveu o E-WAY H2 como “um marco empolgante” na jornada da empresa rumo à sustentabilidade. Nucera disse que o E-WAY H2, apresentado na Busworld 2023, mostra como a parceria entre as duas empresas pode “promover um sistema de transporte de passageiros que seja amigo do ambiente”.
Outros artigos interessantes: