A campanha do Outubro Rosa é realizada anualmente com o objetivo de espalhar mais informações e conscientização sobre o câncer de mama. Essas ações são importantes para estimular o diagnóstico precoce dessa doença que atinge milhares de mulheres ao redor do mundo.
A campanha nasceu na década de 1980 nos Estados Unidos, por Nancy Brinker, que perdeu uma irmã para o câncer de mama e decidiu criar uma ONG a fim de ajudar outras mulheres, onde criou a Corrida pela Cura e o Outubro Rosa.
Aqui no Brasil a campanha ganhou impulso a partir de 2008, e as cidades começaram a promover campanhas de conscientização. Além disso, a Lei nº 13.733/2018 institui as ações da campanha Outubro Rosa. Dessa forma, todos os profissionais, em clínicas, na residência médica no SUS, em hospitais e outras instituições, devem estar atentos a essas ações e incentivar a população.
8 ações para a campanha do Outubro Rosa
Promover essas ações ajuda a informar os colaboradores, incentivando-os a repassar as informações para outras pessoas da família e do seu círculo social. Isso também incentiva ações práticas, como consulta e exames médicos, reforçando o diagnóstico precoce e a prevenção do câncer de mama.
Dia para vestir rosa
A empresa pode definir um dia para que todos os colaboradores venham vestidos de rosa, homens e mulheres. Se preferir, a empresa pode até fazer camisetas específicas ou incentivar o uso do laço rosa da campanha.
Criar materiais para divulgação
Materiais da campanha podem ser espalhados pela empresa, em corredores, salas, banheiros e painéis. Se os funcionários estiverem em home office, campanhas de conscientização online, em grupos de conversa, e-mails e redes sociais podem ser feitas.
Facilitar encontros com especialistas
Essa é uma das ações mais efetivas que a empresa pode criar, uma vez que os colaboradores terão a oportunidade de tirar dúvidas com um profissional especializado no assunto. O especialista pode falar sobre os tipos de prevenção, exames, sintomas e tratamentos da doença. Se for online, o evento poderá ser gravado e disponibilizado para a equipe.
Incentivar os funcionários a fazer consultas
Uma ideia prática para a campanha é liberar as funcionárias um dia da semana para fazer consultas de check-up e os exames indicados para prevenção do câncer de mama. Outra opção é fazer uma parceria com um consultório e um laboratório para obter descontos para as colaboradoras.
Monte uma caixa de dúvidas
Para algumas mulheres, falar sobre esse tema ainda é um tabu e pode causar constrangimento. Por isso, uma forma de ajudar é espalhar caixinhas para que todos possam colocar suas dúvidas de forma anônima e convidar um especialista para responder. A mesma ação também pode ser feita de forma online, disponibilizando um canal para enviar as perguntas.
Histórias de pacientes
Nada conecta mais do que uma história, por isso, uma das melhores maneiras de promover a conscientização é verificar se existem pessoas na empresa que já passaram ou estão passando por esse momento ou que têm pessoas próximas que tiveram a doença para compartilhar os seus relatos.
Criar desafios para arrecadar fundos
Podem ser criados desafios na empresa visando arrecadar fundos ou itens para doação a instituições de apoio ao câncer de mama. As equipes que mais contribuírem podem ganhar prêmios ou reconhecimento.
Feira da saúde
A empresa pode fazer uma feira da saúde, envolvendo os funcionários com atrações e painéis sobre como ter uma vida saudável, incentivando a prática de exercícios físicos, o autoexame, a frequência da visita ao médico e apresentando outras informações relevantes.
Outros artigos interessantes: