Se você ama estar estilosa, mas também não abre mão do conforto, o lifewear fusion pode ser o estilo perfeito para você adotar no seu dia a dia
A valorização do conforto na moda não é tão recente quanto muitos pensam. O “hi-lo”, surgido nos anos 2000, que mistura peças mais sofisticadas com outras mais básicas e confortáveis, é prova disso. Em seguida, em meados dos anos 2010, veio a tendência “athleisure”, que combina peças usadas tradicionalmente para a prática de exercícios físicos com artigos casuais no dia a dia.
Com a pandemia, o conforto ganhou ainda mais espaço e o “loungewear” ou “homewear” ficou em alta, com o uso de vestes que lembram “roupas de ficar em casa”, feitas com tecidos mais “molinhos” e em modelagens mais largas, porém cheias de estilo, sem deixar o visual largado. E, como muitos perceberam que não queriam mais abrir mão do conforto e nem do estilo, surgiu o “lifewear fusion”.
O que é lifewear fusion?
O nome “lifewear fusion” vem dos termos em inglês “lifestyle”, que significa estilo de vida, “wear”, que, neste contexto, pode ser traduzido como roupa ou moda e “fusion”, que quer dizer fusão. Na prática, esse conceito nada mais é do que a valorização do conforto na moda cotidiana a partir da combinação de peças esportivas, como leggings, e outras mais casuais, como um chinelo tipo nuvem — uma supertrend dos últimos anos.
De acordo com uma pesquisa feita por estudantes da Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS, o fato de muitas pessoas terem começado a trabalhar e estudar de casa durante a pandemia incentivou o desejo por se sentirem mais à vontade. Contudo, além de buscarem conforto, os consumidores desejam peças estilosas com as quais se identifiquem.
Outro impacto da pandemia sobre os hábitos das pessoas é uma maior preocupação com a saúde e com a prática de exercício físico — que, durante o período pandêmico, acabou sendo deixado de lado —, o que impulsiona ainda mais esse movimento de pensar em outras formas de incorporar as roupas esportivas no dia a dia. Ou seja, tudo indica que o lifewear fusion é uma tendência que veio para ficar.
Como criar looks de lifewear fusion?
Não é difícil adaptar o seu guarda-roupa para aderir ao lifewear fusion. Basta, basicamente, você ter peças esportivas e combiná-las com outras mais casuais e cotidianas. Mas, para te inspirar e responder às suas dúvidas, vamos dar alguns exemplos e dicas!
Tops
Existe uma infinidade de modelos dessas peças conhecidas como tops de academia… Nos últimos anos, surgiram opções com recortes, múltiplas alças, cruzamentos diferenciados nas costas e decotes diferentes. Ah, as cores, então, são muitas.
Para fazer um look lifewear fusion, você pode usar um conjuntinho de top e biker shorts com tênis e jogar uma camisa de botão por cima, por exemplo. Dá ainda para ousar mais e usar seu top com uma calça jeans e um blazer ou uma jaqueta por cima.
Biker shorts
Os biker shorts são nada mais do que shorts de academia, daqueles justos às pernas como uma legging. Eles vêm ganhando cada vez mais espaço nos looks cotidianos e não seria diferente com o lifewear fusion.
Neste caso, você pode usar seu biker shorts com uma blusa de moletom e um tênis e uma pochete ou shoulder bag para um lookinho superconfortável e estiloso. Outra opção que também esbanja conforto é a combinação do biker shorts com uma camiseta oversized e uma sandália de amarração.
Legging
A legging é aquela peça megaconfortável e versátil que todo mundo gosta de usar. Para dias mais frios, você pode combinar sua legging com uma blusa de manga longa sobreposta por uma jaqueta puffer e uma bota estilo coturno. Já para quando a temperatura sobe, uma alternativa é combiná-la com um cropped sem manga e uma sandália aberta, como uma papete, rasteirinha ou mesmo um chinelo nuvem.
Gostou de conhecer o lifewear fusion? Esperamos que você consiga aplicar as dicas que passamos aqui e que tenha mais conforto nos seus looks do dia a dia!
Outros artigos interessantes: