Inovar não é meramente criar, mas sim surpreender ao resolver pequenos impasses do dia a dia de forma quase impercetível. Os Pixel Buds Pro da Google fazem exatamente isso com a sua recente atualização, oferecendo uma funcionalidade que, ao detetar a conversação do utilizador, pausa automaticamente o que estiver a tocar e ativa o modo de transparência, permitindo que o diálogo flua sem interrupções ou a necessidade de interagir manualmente com os earbuds.
A conveniência de uma conversa sem interferências
É um pequeno incómodo universal: a música ou o podcast que escutamos tornam-se um obstáculo súbito quando alguém inicia uma conversa connosco. A tecnologia sempre buscou solucionar estes pequenos entraves, e o “Conversation Detection”, a nova funcionalidade dos Pixel Buds Pro, chega para encantar com a sua simplicidade e eficiência.
Ao detetar a voz do utilizador, os auriculares pausam automaticamente a reprodução de multimédia e ativam o modo de transparência, permitindo que o utilizador interaja com o mundo ao seu redor sem pressionar botões ou retirar os earbuds. Uma vez concluída a interação verbal, a reprodução é retomada e as configurações anteriores de cancelamento de ruído ou transparência são restabelecidas.
Um encanto tecnológico que passa quase despercebido
Este modo de conversação só é ativado pela voz do próprio utilizador, evitando falsos positivos e mantendo a música ininterrupta, a não ser que seja o próprio utilizador a iniciar um diálogo. A perspicácia desta funcionalidade reside no seu uso de vibrações intra-auriculares, combinado com a utilização do microfone, para garantir que apenas a voz do utilizador ative o modo. Não obstante, a precisão tem os seus inconvenientes, como ativá-lo inadvertidamente ao cantar ou até mesmo ao espirrar. Contudo, a Google previu esta eventualidade, permitindo que esta opção seja desativada sempre que o utilizador desejar.
Os Pixel Buds Pro foram além, incorporando também outras características na sua mais recente atualização. “Clearer Calls” que aumenta a largura de banda do Bluetooth para melhorar a qualidade das chamadas e um novo “Hearing Wellness” meter que alerta o utilizador quando este ultrapassa o limite de volume recomendado, são algumas das funcionalidades que reforçam a cuidadosa engenharia destes auriculares.
Tecnologia ciscreta, experiência encantadora
A precisão na deteção de voz, a simplicidade de não ter de recorrer a gestos ou toques para interagir com o dispositivo, e a transição quase impercetível entre modos, fazem da experiência de usar os Pixel Buds Pro algo genuinamente encantador. A tecnologia alcança um patamar distinto quando deixa de ser o centro das atenções e se torna uma parte quase invisível do quotidiano, facilitando a vida sem requerer uma curva de aprendizagem ou uma adaptação do utilizador. Esta atualização dos Pixel Buds Pro representa um passo firme nessa direção, onde a tecnologia e a experiência do utilizador se fundem de uma forma tão orgânica que a fronteira entre uma e outra se torna praticamente indistinta.
Esta é uma funcionalidade que encontras também em auriculares da Sony e nos mais recentes AirPods.
Outros artigos interessantes:
- Novos modelos de iPad a caminho: o que esperar da atualização da Apple
- Google Chrome para Android: uma nova cara com Material You
- Smartwatch que faz chamadas e tem Alexa agora a preço de saldo (cupão limitado)