Katalin Karikó e Drew Weissman são os vencedores do prémio Nobel de Medicina 2023, anunciado em Estocolmo. Eles são os responsáveis pelas descobertas que permitiram o desenvolvimento de vacinas de mRNA contra a COVID-19, uma das maiores ameaças à saúde humana nos tempos modernos.
As suas descobertas mudaram a forma como entendemos a interação do mRNA com o nosso sistema imunitário e abriram caminho para futuras aplicações de mRNA na medicina.
As vacinas de mRNA que o trabalho dos dois investigadores possibilitou salvaram milhões de vidas e preveniram doenças graves em muitas mais.
“A descoberta de Karikó e Weissman foi fundamental para tornar a plataforma da vacina de mRNA adequada para uso clínico num momento em que era mais necessária, tornando-a uma contribuição extraordinária para a medicina e abrindo caminho para futuras aplicações de mRNA”, afirma a Academia Nobel.
O prémio Nobel da Medicina 2023 marca o início da temporada dos prémios Nobel, que se prolonga até dia 9 de outubro.
Ao longo da semana serão ainda divulgados os laureados com o Nobel da Física (na terça), da Química (na quarta-feira), da Literatura (na quinta-feira) e da Paz (na sexta-feira). O último prémio, das Ciências Económicas, é divulgado para 9 de outubro.
Outros artigos interessantes: