O realizador Francis Lawrence confessou que se arrepende de ter dividido o último filme da saga Jogos da Fome, baseada nos livros de Suzanne Collins, em duas partes. O realizador disse que a decisão foi frustrante para os fãs e para os críticos.
A Revolta: um livro, dois filmes
O realizador Francis Lawrence assumiu a adaptação dos dois últimos livros da trilogia Jogos da Fome, depois de Gary Ross ter dirigido o primeiro filme em 2012. O segundo filme, Em Chamas, foi lançado em 2013 e seguiu-se a adaptação do terceiro livro, A Revolta.
No entanto, em vez de fazer um único filme com o material do livro, o realizador optou por dividir o livro em duas partes: A Revolta – Parte 1, lançada em 2014, e A Revolta – Parte 2, lançada em 2015.
Esta decisão foi criticada pelos fãs e pelos críticos, que consideraram que foi desnecessária e dissimulada.
“Não sei se todos [se arrependem], mas eu definitivamente me arrependo”, disse Lawrence à People numa nova entrevista.
“Num episódio de televisão, se houver um cliffhanger, tem de se esperar uma semana ou então pode simplesmente ver o episódio seguinte. Mas fazer com que as pessoas esperem um ano, penso eu, pareceu-me uma atitude dissimulada, apesar de não o ser”, explicou.
Um filme mais longo para a prequela
Lawrence disse que aprendeu a lição com a reação negativa dos fãs e dos críticos e que não vai repetir o mesmo erro na prequela que está a preparar, baseada no livro The Ballad of Songbirds & Snakes, de Suzanne Collins.
“Eu nunca deixaria que dividissem o livro em dois”, disse Lawrence. “Nunca houve uma verdadeira conversa sobre isso. É um livro longo, mas fomos tão criticados por dividir A Revolta em dois – pelos fãs, pelos críticos, por toda a gente – que eu pensei, ‘Nem pensar. Vou fazer um filme mais longo”.
A prequela passa-se 60 anos antes dos acontecimentos da trilogia original e centra-se na história do presidente Snow, o vilão dos Jogos da Fome, interpretado por Donald Sutherland nos filmes anteriores. O filme vai contar com Rachel Zegler no papel de Lucy Gray.
O filme tem estreia prevista para 17 de novembro nos cinemas.
Outros artigos interessantes: