Neste sábado, dia 28 de outubro, o céu vai oferecer um espetáculo astronómico: um eclipse lunar parcial, que será visível em Portugal e em grande parte do mundo.
O fenómeno ocorre quando a Terra se interpõe entre o sol e a lua, projetando uma sombra sobre o satélite natural. O eclipse é visto em todo o país, se as condições atmosféricas o pemitirem
Um “pac-man” no céu
O eclipse lunar parcial vai começar às 18 horas e terminar às 22.30 horas, horário de Lisboa. Durante esse período, a lua vai passar pela sombra da Terra e ficar com uma parte escurecida, formando uma figura semelhante ao famoso personagem de videojogo “pac-man”.
Para observar o eclipse, não é necessário nenhum equipamento especial, basta olhar para o céu e localizar a lua. No entanto, o fenômeno não será muito escuro, pois a lua não vai entrar totalmente na sombra da Terra, mas apenas na sua parte externa, chamada de penumbra.
O último de 2023
Este será o último eclipse lunar de 2023 e o segundo do tipo parcial neste ano. O primeiro ocorreu em junho e foi visível na Ásia, na Austrália e no Pacífico. O próximo eclipse lunar parcial está previsto para abril de 2024 e também será observável em Portugal.
Segundo dados da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos da América, mais de 80% da população global poderá ver o eclipse lunar parcial deste sábado. A única região que ficará de fora é o continente americano, com exceção da costa leste do Brasil e de parte do Canadá.