Embora o Google Pixel 8 e o Pixel 8 Pro tenham sido recentemente oficializados e estejam agora em pré-encomenda, já é possível espreitar o interior do modelo base, o Pixel 8, graças a um vídeo de desmontagem disponibilizado pelo canal de YouTube PBKreviews. Não só nos dá uma vista detalhada do que espera os entusiastas de reparos caseiros, mas também lança alguma luz sobre a complexidade de trabalhar com o dispositivo ao nível dos componentes.
O vídeo de desmontagem não apenas nos oferece uma visão completa do interior do Pixel 8, mas também avalia a sua reparabilidade, concedendo-lhe uma pontuação de 7 em 10. Numa escala onde 10 representa o mais fácil de reparar e 1 o mais difícil, o Pixel 8 não se destaca por ser particularmente amigável para os utilizadores aventureiros que pretendem fazer as próprias reparações. Ainda assim, a pontuação reflete uma reparabilidade moderada.
A desmontagem inicia-se, claro, com o passo mais simples e talvez familiar para a maioria dos utilizadores: a remoção da bandeja do cartão SIM. A partir daí, a complexidade dos passos e procedimentos aumenta significativamente. A par disso, é fundamental mencionar que os procedimentos de desmontagem envolvem riscos e podem invalidar a garantia do smartphone.
Detalhes técnicos do Google Pixel 8
É também uma oportunidade para confirmar os detalhes técnicos do dispositivo. O Pixel 8 apresenta um ecrã OLED de 6,2” polegadas, com uma resolução de 1080×2400 e uma taxa de atualização de 120 Hz, assegurando uma visualização suave e cores vibrantes. No segmento da fotografia, o aparelho conta com uma câmara principal de 50 MP com estabilização ótica de imagem (OIS), uma ultrawide de 12 MP e uma câmara frontal de 10,5 MP.
O coração deste smartphone é o processador Google Tensor G3, apoiado por 8GB de RAM e opções de 128 ou 256GB de armazenamento. A bateria, de 4575 mAh, oferece uma autonomia respeitável, e o dispositivo suporta carregamento com fios de 27W e sem fios de 18W.
Com o Android 14 a gerir a experiência de utilizador, o Pixel 8 também marca um ponto na sua oferta de software, trazendo as mais recentes e melhores características que o sistema operativo tem para oferecer.
O que significa isto para os utilizadores do Pixel 8
A existência precoce de um vídeo de desmontagem é benéfica para potenciais compradores e entusiastas de tecnologia por várias razões. Permite que tenham uma visão clara do design interno e da construção do aparelho, bem como da localização e aparência dos vários componentes e módulos. Além disso, a avaliação da reparabilidade é um indicador valioso da facilidade (ou dificuldade) que os utilizadores poderão encontrar se decidirem arriscar reparações caseiras no futuro.
Mas além da curiosidade e do conhecimento técnico, os dados revelados pela desmontagem também alimentam discussões importantes sobre a durabilidade e a capacidade de reparo dos smartphones modernos. À medida que avançamos para uma era de dispositivos cada vez mais integrados e complexos, a capacidade de reparar os nossos próprios dispositivos pode tornar-se um luxo raro.
Nota-se que, enquanto o Pixel 8 não é um quebra-cabeças impossível para os entusiastas da reparação, ainda oferece desafios e complexidades que poderão desencorajar a média dos utilizadores a abrir o seu dispositivo.
Outros artigos interessantes: