A Google vai avançar com um investimento significativo na Anthropic, uma empresa de inteligência artificial que tem vindo a ganhar destaque no setor. O investimento total poderá chegar aos 2 mil milhões de dólares, com uma injeção inicial de 500 milhões de dólares e um compromisso de investir mais 1,5 mil milhões de dólares ao longo do tempo.
Anthropic e o seu chatbot Claude 2
A Anthropic é conhecida pelo desenvolvimento do Claude 2, um chatbot que se destaca pela sua capacidade de resumir até cerca de 75.000 palavras. Esta funcionalidade permite aos utilizadores introduzir grandes conjuntos de dados e obter resumos sob a forma de um memorando, carta ou história.
Reconhecimento no setor
Uma investigação realizada pela Arthur AI, uma plataforma de monitorização de aprendizagem automática, destacou o Claude 2 como o chatbot mais fiável em termos de “autoconsciência”. Isto significa que o Claude 2 tem uma avaliação precisa do que sabe e do que não sabe, respondendo apenas a perguntas para as quais tem dados de treino.
Investimento da Google
Em abril, a Google já tinha investido 300 milhões de dólares na empresa, adquirindo uma participação de 10%. Nesse mesmo mês, a Anthropic foi uma das empresas convidadas para uma reunião na Casa Branca para discutir o desenvolvimento responsável da IA com a vice-presidente Kamala Harris.
A Anthropic
A Anthropic foi fundada por Dario Amodei e Daniela Amodei, ambos ex-executivos da OpenAI. A empresa angariou rapidamente uma ronda de financiamento de 450 milhões de dólares em maio. Segundo dados da PitchBook, este foi o maior financiamento para uma empresa de IA desde o investimento da Microsoft na OpenAI em janeiro.
Dario Amodei revelou à CNBC, que avança com a notícia, que a Anthropic investiu pelo menos dois meses no desenvolvimento do seu mais recente chatbot. Segundo ele, o mercado está a crescer tão rapidamente que há espaço para o sucesso de vários intervenientes.
Outros artigos interessantes: