O Firefly Image 2 da Adobe permite criar imagens realistas e personalizadas com facilidade, elevando o resultado a um outro nível.
A Adobe apresentou na feira Max 2023 três novos modelos de inteligência artificial (IA) generativa, que permitem criar imagens realistas e personalizadas com facilidade. Uma das novidades é o Firefly Image 2, que melhora a qualidade e os detalhes das imagens geradas pelo modelo anterior, o Firefly Image 1.
Segundo a empresa, o Firefly Image 2 permite ajustar as definições fotográficas, como a profundidade de campo, a desfocagem de movimento, o campo de visão e a geração. Os utilizadores podem aplicar estas definições de forma semelhante aos controlos manuais da lente da câmara, poupando tempo e recursos. O modo automático seleciona o estilo de geração de imagem mais adequado, entre “fotografia” ou “arte”.
A Adobe afirma que já foram geradas mais de três mil milhões de imagens com o Firefly Image 1, das quais mil milhões foram criadas no último mês. Com o Firefly Image 2, as imagens ficam ainda mais realistas, com detalhes como poros da pele e folhagem.
Generative Match permite aplicar estilos a imagens
Outra ferramenta apresentada pela Adobe é o Generative Match, que permite dizer à IA que estilo aplicar a uma determinada imagem. Esta funcionalidade pode ser útil para criar campanhas de marketing e produtos conectados com um estilo consistente.
No entanto, o Generative Match também abre a porta ao abuso, pois alguns criadores podem usar conteúdos protegidos por direitos de autor como inspiração para criar imagens num estilo semelhante. A Adobe diz que vai aplicar algumas políticas rigorosas para evitar isso.
Em primeiro lugar, a Adobe treinou os seus modelos Firefly com conteúdos que não estão protegidos por direitos de autor. Em segundo lugar, quando um utilizador carrega uma imagem para mostrar à IA o estilo que o Generative Match terá de replicar, o utilizador terá de lidar com uma mensagem que confirma que tem o direito de carregar a imagem. A Adobe irá depois guardar uma miniatura da fotografia.
Content Credentials visa combater as imagens falsas
A nova sofisticação da IA generativa também traz o risco de gerar imagens falsas ou manipuladas, que podem ser difíceis de distinguir das reais. Para combater este problema, a Adobe lançou uma nova funcionalidade chamada Content Credentials, que consiste num “rótulo de alimentação digital” nas imagens com IA generativa.
Os criadores podem escolher colocar um pin de Content Credentials nas suas imagens, que pode incluir informações como se a IA foi usada ou não. Esta informação é adicionada ao histórico de edição do conteúdo, criando um registo permanente que pode ser confirmado.
Basta tocar no pin branco “cr” que aparece no canto superior direito de uma imagem e obterá um histórico completo da fotografia. Saberá que ferramenta de IA generativa foi usada para criá-la.
No entanto, há uma grande ressalva aqui: os Content Credentials são opcionais. Os criadores podem optar por não colocar nenhum pin nas suas imagens. Assim sendo, será necessário um maior controlo e fiscalização deste tipo de conteúdo.
As novas ferramentas de IA generativa da Adobe podem ser testadas online e estarão disponíveis em versões beta para experimentar em algumas aplicações da Adobe (Illustrator e Express), bem como online na aplicação web Firefly.
Outros artigos interessantes: