Elon Musk revelou que a SpaceX poderá aterrar uma nave espacial em Marte dentro de três a quatro anos. A declaração foi feita durante o Congresso Internacional de Astronáutica, no Azerbaijão, onde Musk partilhou informações sobre o progresso do Starship, o foguetão gigante que a SpaceX está a desenvolver.
Desafios e atrasos na rota de Marte
Apesar do histórico impressionante da SpaceX em alcançar avanços significativos na exploração espacial, Musk é conhecido por subestimar o tempo necessário para atingir os seus objetivos. Em 2016, previu que a primeira aterragem sem tripulação da SpaceX em Marte ocorreria em 2022, seguida do primeiro voo com tripulação em 2024. No entanto, até agora, apenas um voo de teste da Starship foi realizado.
Avanços tecnológicos da SpaceX
Musk descreveu algumas das mudanças no design da Starship. No segundo voo, que está à espera do ok das autoridades norte-americanas, os motores da segunda fase serão acionados antes de se separarem do propulsor, afirmou Elon Musk, citado pelo New York Times. Esta manobra, conhecida como “hot staging”, pode ser complicada. Além disso, para acelerar a rotação entre lançamentos, a SpaceX planeia que o foguetão Super Heavy não só regresse ao seu local de lançamento, como também paire sobre o solo, enquanto dois braços na torre de lançamento o apanham no ar.
Outros artigos interessantes: