A Tesla anunciou que vai começar a produzir em série a sua pick-up elétrica Cybertruck em novembro, na fábrica do Texas. No entanto, o CEO da empresa, Elon Musk, reconheceu que o projeto é arriscado e pode comprometer a sua viabilidade.
Uma pick-up inovadora e polémica
A Cybertruck é uma pick-up de aço inoxidável que promete ser resistente, potente e ecológica. A Tesla afirma que tem 1,9 milhões de pré-encomendas para este veículo, que deverá começar a ser entregue aos clientes norte-americanos a 30 de novembro.
As pré-encomendas foram feitas através de um depósito de 100 dólares, que será devolvido se o cliente desistir. isto permite afirmar não se conhecer o número de clientes verdadeiramente interessados na compra do modelo. Mas mesmo que seja apenas uma pequena percentagem, com um ritmo de produção de apenas 125.000 unidades por ano, o Cybertruck é uma aposta arriscada.
Um projeto que pode levar a Tesla à sepultura
Elon Musk admitiu que” a Cybertruck é um projeto que pode levar a Tesla à sepultura”, durante o anúncio dos resultados financeiros do 3.º trimestre. Musk explicou que a pick-up é muito inovadora na tecnologia e nos materiais que utiliza, o que levanta muitos desafios para aumentar a velocidade e o volume de produção.
O CEO da Tesla disse ainda que não espera acelerar a produção da Cybertruck até aos 250.000 por ano antes de 2025, e que isso pode afetar o cash-flow gerado pelo modelo. Acrescentou que a Tesla está a investir na pesquisa e no desenvolvimento desta tecnologia, para torná-la mais acessível e útil.
Outros artigos interessantes: