Cuidar da saúde e manter a imunidade alta é um desafio. Na época da pandemia, era comum que os cuidados fossem redobrados, com o uso da máscara e um lembrete de lavar as mãos várias vezes.
Agora, após a vacinação e com a volta da normalidade, alguns cuidados foram esquecidos, porém gripes e resfriados continuam existindo, e você precisa elevar sua imunidade.
Atenção à temperatura do chuveiro
Banhos muito quentes ou muito frios são extremos para o corpo. Por isso, se você tem um chuveiro elétrico em casa, regule a temperatura sempre no morno e trabalhe para deixar o banheiro confortável.
Seu corpo vai agradecer esse cuidado e, quando deixar o banho, você não sente aquele choque térmico.
Cuide com os excessos
Equilíbrio é a chave para manter a saúde em dia, então vale lembrar que tudo em excesso faz mal. Preste atenção à sua alimentação, ao consumo de bebidas alcoólicas, ao ritmo de trabalho e à prática de atividades físicas.
Dedique um tempo para cuidar de si mesmo e veja se não está se cobrando demais em alguma área.
Pratique atividades físicas
Os exercícios físicos são os melhores aliados da saúde. Tanto que, em uma ida ao médico, a primeira pergunta que você vai ouvir durante a anamnese é: “pratica alguma atividade física”?
Adote algo para a sua rotina, preferencialmente um exercício que você goste e te deixe com vontade de continuar a prática. Só vale cuidar com os excessos e sempre respeitar os limites do seu corpo.
Mantenha os ambientes ventilados
No verão é fácil manter a casa aberta e deixar outros ambientes ventilados, mas basta a temperatura cair um pouco que é normal você querer deixar tudo fechado. Apesar de manter o espaço quentinho, a ideia não é recomendada, o ideal é manter as janelas abertas e deixar o ar entrar.
Isso evita a propagação dos vírus, ainda mais se alguém estiver doente no local. Vale lembrar que nem todas as pessoas apresentam sintomas visíveis, mas, ainda assim, podem transmitir a doença.
Esteja com as vacinas em dia
As vacinas ajudam na prevenção das doenças, por isso é válido conferir na sua carteirinha se está tudo em dia. Observe se tomou todos os reforços recomendados e não se esqueça das vacinas de gripe e de covid.
Notou alguma vacina faltando? Vá até o posto de saúde mais próximo de sua casa e aproveite para resolver essa questão.
Preste atenção a sua alimentação
Como anda sua alimentação? Se alimentar bem, com um prato colorido e bem variado também ajuda a elevar a imunidade. Inclua muitas frutas com vitamina C e não pule refeições.
Está de dieta? Cuide para não ficar muito tempo sem comer e prefira as substituições saudáveis, como uma fruta em vez de um doce.
Cuide com a autoinoculação
A autoinoculação, um processo muito comum, é quando você mesmo se infecta com vírus ou bactérias. Acontece ao levar as mãos aos olhos, nariz e boca. Quando estiver fora de casa, evite esse movimento.
Sentiu vontade de coçar o olho ou o nariz? Lave as mãos ou tenha por perto um pouco de álcool em gel, assim você evita se contaminar com microrganismos que podem estar em suas mãos.
Cuide da sua saúde mental
O corpo e a mente caminham juntos. De nada adianta você cuidar da parte física e deixar de lado o mental e emocional. Pode ter certeza que sua imunidade vai sentir os efeitos.
Inclua em sua rotina atividades que ajudam a desestressar e diminuir a ansiedade. Ouça música, leia, medite e, se possível, faça terapia.
Outros artigos interessantes: