O Comité Olímpico Internacional (COI) está a analisar a possibilidade de criar uns Jogos Olímpicos de eSports, ou seja, de competições de videojogos. A ideia é atrair o público mais jovem para o movimento olímpico, sem perder os valores que o caracterizam.
Uma comissão para avaliar os eSports
O presidente do COI, Thomas Bach, anunciou que pediu à nova Comissão de Esports que avalie a criação de uns Jogos Olímpicos de eSports. Esta comissão terá como missão estudar a viabilidade e as implicações de incluir os videojogos de competição na ‘família’ olímpica.
Bach explicou que o COI quer ser ativo no espaço dos eSports, mas mantendo-se fiel aos valores que o guiam há mais de um século. O dirigente desportivo falou durante a cerimónia de abertura da 141.ª Sessão COI, em Bombaim.
Um mercado com potencial
Bach destacou que o mercado dos eSports tem um público-alvo muito jovem, que o COI pretende atrair para o movimento olímpico. Os videojogos podem ser de simulação de desportos reais, como o futebol ou o automobilismo, ou de fantasia, como jogos de combate e aventura.
No entanto, o COI tem algumas preocupações com a entrada de jogos violentos no desporto, que possam entrar em conflito com a Carta Olímpica, que promove a paz. Bach disse que espera que os videojogos se adaptem aos princípios olímpicos, dando o exemplo de um jogo popular em que “os jogadores agora disparam para alvos e não pessoas”.
Iniciativas anteriores
O COI já tem vindo a explorar o fenómeno dos eSports desde 2018, quando organizou um fórum dedicado ao tema, em Lausana. Desde então, formou vários grupos para estudar este fenómeno social, muito popular na Internet e entre as gerações mais jovens.
Em 2021, o COI criou a Série Virtual Olímpica, uma série de eventos de competição em videojogos. Depois, lançou a Semana Olímpica de Esports, em Singapura, no início deste ano. Bach afirmou que estas iniciativas mostraram que a abordagem holística do COI está a funcionar, tendo conseguido juntar as duas comunidades.
Vantagens dos eSports
Bach salientou ainda algumas vantagens dos eSports para o movimento olímpico. Uma delas é a acessibilidade dos videojogos, que podem ser praticados por qualquer pessoa, em qualquer lugar. Outra é a possibilidade de criar categorias mistas, em termos de género, sem dificuldade. Além disso, os eSports podem juntar olimpismo e paralimpismo numa só modalidade.
Segundo dados do COI, a Semana Olímpica de Esports teve mais de meio milhão de participantes, incluindo os eventos de qualificação. A iniciativa foi assistida por mais de seis milhões de pessoas ao longo do tempo, 75% das quais entre os 13 e os 34 anos.
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