Os veículos elétricos chineses estão a alcançar os europeus em termos de qualidade e software, de acordo com um estudo recente da consultora MHP, detida maioritariamente pela Porsche.
O estudo revela que os automóveis elétricos chineses têm melhorado significativamente nos últimos anos, chegando ao ponto de serem quase indistinguíveis dos modelos ocidentais tradicionais.
Americanos à frente na tecnologia elétrica
O estudo também destaca que os fabricantes americanos Lucid, Rivian e Tesla estão à frente das marcas europeias no desenvolvimento da sua tecnologia elétrica. Esta situação representa um alto risco para a indústria europeia, que se encontra atrasada em relação aos seus concorrentes.
Carros elétricos chineses perto da liderança
Augustin Friedel, gestor sénior da MHP, afirma que o software nos carros elétricos vai tornar-se cada vez mais importante, prevendo que os fabricantes europeus poderão ficar atrás dos principais fabricantes chineses neste aspeto. A liderança da China é estimada para ocorrer dentro de dois a três anos.
Diferenças entre fabricantes
No entanto, nem todos os fabricantes de automóveis chineses estão ao mesmo nível. Segundo Friedel, novos construtores como Nio e Xpeng, que se definem através de software, ainda representam uma pequena parte do mercado chinês. No entanto, existe o risco de que estes fabricantes cresçam mais rápido e ganhem quota de mercado.
Outros artigos interessantes: