O BYD SEAL é o novo modelo da BYD. O sedan elétrico chega a Portugal por menos de 50 mil euros..
O novo modelo da marca chinesa BYD tem um design desportivo, uma autonomia de até 570 quilómetros e uma tecnologia inovadora que combina a bateria com a estrutura do veículo.
Uma bateria integrada na carroçaria
O BYD SEAL é o primeiro veículo a utilizar a tecnologia Cell-to-Body (CTB) da BYD, que consiste em incorporar a bateria em toda a estrutura do veículo, formando uma espécie de sanduíche com a cobertura superior da bateria, a BYD Blade Battery e o piso. Esta solução permite aumentar a segurança, a rigidez torsional, a dinâmica de condução e a utilização do espaço, reduzindo a altura do veículo e criando mais espaço interior.
A bateria utilizada é a revolucionária BYD Blade Battery, que é composta por 172 células finas e alongadas que se assemelham a lâminas. Esta bateria utiliza fosfato de ferro e lítio (LFP) como material catódico, que oferece maior segurança e durabilidade do que as baterias de iões de lítio convencionais. Além disso, esta bateria é 100% isenta de cobalto, um material controverso do ponto de vista ético e ambiental.
Duas versões com potência e autonomia
O BYD SEAL está disponível em duas versões distintas na motorização e equipamento: Design e Excellence, acessíveis por €46.990 e €47.990 respetivamente. O BYD Seal Design possui um único motor com potência de 230 kW (313 cavalos), tem tração traseira e promete uma autonomia de até 570 quilómetros (ciclo combinado WLTP). Já o Seal Excellence apresenta-se com um motor elétrico em cada eixo, com potência de 160 kW e 230 Kw, respetivamente, para um total de 390 kW de potência (530 cavalos).
Ambas as versões estão equipadas com um sistema de carregamento boost de alta tensão, que permite um carregamento mais rápido. O BYD SEAL pode ser carregado num posto de carregamento ultra-rápido em corrente contínua com 150 kW, conseguindo carregar a bateria de 30% a 80% em apenas 26 minutos.
Um design vencedor e inspirado na natureza
O BYD SEAL segue a linguagem de design Ocean Aesthetics da marca, que se inspira na natureza para criar formas elegantes e aerodinâmicas. O sedan tem um estilo “face em X” na frente, que transmite uma sensação de movimento para a frente. A silhueta lateral é suave e natural, com uma frente rebaixada, um pilar tipo A inclinado, um tejadilho arredondado e um contorno descendente. O design do puxador da porta, integrado na carroçaria, ajuda a reduzir a resistência ao vento e o consumo de energia.
O design do automóvel foi galardoado com o prémio iF Design Award (Prémio de Design do Fórum Internacional), consolidando os seus superiores níveis de design e inovação.
O interior do BYD SEAL é espaçoso e versátil, podendo acomodar confortavelmente cinco pessoas. A distância entre eixos de 2920 mm proporciona um bom espaço para as pernas, enquanto o teto panorâmico oferece muita luz natural. O sedan dispõe ainda de uma bagageira de 400 litros e uma “bagageira” adicional de 53 litros sob o capot (versão de tração traseira).
Um sistema de conetividade inteligente
O BYD SEAL está equipado com um sistema de conetividade inteligente 4G, que permite atualizações Over The Air (OTA) e integração perfeita de smartphones através do Android Auto ou Apple CarPlay. O sedan tem um ecrã rotativo de 15,6″, que pode ser ativado por voz com o comando “Hey BYD”, e um painel LCD de instrumentação completa de 10,25″. O som é garantido por uma coluna de 12 altifalantes Dynaudio Performance Audio System.
O BYD SEAL oferece ainda uma vasta gama de sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS), como alerta e travagem automática de emergência, assistência à manutenção e mudança de faixa, cruise control adaptativo e inteligente, câmara panorâmica de 360º, sistema de deteção de ângulo morto, controlo de tração e estabilidade, entre outros.
Outros artigos interessantes: