Vender on-line? Aprenda tudo o que o e-commerce oferece e por que você deve considerá-lo. Abra seu negócio de comércio eletrônico!
A tecnologia proporciona múltiplos benefícios para as empresas; graças à implementação de novos métodos, é possível ter um maior alcance e aumentar as vendas.
Aprenda o que é e-commerce, conheça as vantagens e desvantagens de entrar nesse mundo das vendas digitais e comece seu próprio negócio online. Explore esta oportunidade!
O que é comércio eletrônico?
O comércio eletrônico é definido como a venda ou compra de um produto físico online. Mas o e-commerce é mais do que isso, pois abrange também a compra e venda de bens não físicos, incluindo serviços ou produtos digitais.
Podemos dizer que e-commerce é quando uma empresa vende online.
Prós e contras do comércio eletrônico
Prós
- Baixos custos iniciais e operacionais: abrir um negócio online é muito mais barato do que abrir uma loja física, como não há custos de aluguel de imóveis, você pode até começar com menos funcionários.
- Flexibilidade: implementar o e-commerce é uma solução mais flexível tanto para as empresas como para os seus clientes, uma vez que podem realizar compras a qualquer hora e em qualquer lugar.
- Fácil participação em marketing baseado em dados: Ao ter uma loja de e-commerce, você receberá uma grande quantidade de dados de marketing por meio de análises e relatórios, o que o ajudará a tomar melhores decisões na hora de promover seu negócio e produtos.
- Ampla seleção de produtos disponíveis: esse tipo de negócio oferece uma maior variedade de produtos à disposição dos clientes. Esta é uma grande vantagem ao contrário das lojas físicas que possuem apenas determinado estoque.
Contras
- Menos conexão com os clientes: Ao fazer compras online, não há ninguém com quem interagir, portanto os clientes podem se sentir menos conectados ao seu negócio.
- Maior coordenação para a logística de transporte: o e-commerce exige muito trabalho logístico, pois os clientes podem estar em qualquer lugar do mundo, por isso é fundamental que, como proprietário e empresa, você assegure e garanta que o produto chegará ao destino em um maneira oportuna.
- Atendimento ao cliente mínimo: algumas lojas de comércio eletrônico não têm um representante de atendimento ao cliente disponível o tempo todo para resolver dúvidas ou dúvidas dos clientes online.
Dicas para começar no comércio eletrônico
Faça sua lição de casa com antecedência
Esteja você vendendo online ou abrindo uma loja online, você precisa redigir um plano de negócios. Para fazer isso, você terá que realizar pesquisas sobre seus concorrentes e clientes-alvo.
Comece com uma plataforma fácil de usar
Por se tratar de um mundo novo para você, nos primeiros meses você terá que aprender e fazer muito, o que consumirá uma parte significativa do seu tempo, portanto, é recomendável que você comece com uma plataforma que tenha uma interface fácil.
Uma opção a considerar pode ser “Magento”.
Experimente tudo
Verifique seus sistemas, anúncios, produtos, e-mail, tudo. Considere até mesmo contratar uma empresa de testes de comércio eletrônico para configurar os testes para você.
Diversifique sua publicidade
Expanda para outros canais de marketing de comércio eletrônico. Ao fazer sua pesquisa para descobrir quais canais são adequados para você e seu público, considere identificar os canais específicos que seu público-alvo mais usa.
Lembre-se de incorporá-los em sua estratégia de marketing para alcançar mais clientes!
Saiba mais sobre comércio eletrônico em nosso site oficial. Nós vamos esperar por você!
Outros artigos interessantes: